Comissão discute novo padrão de tomadas elétricas brasileiras
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realizou ontem audiência pública, por solicitação do presidente da Comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), e do deputado Sandro Alex (PPS-PR), para discutir a adoção do novo padrão brasileiro de plugs e tomadas. No dia 1º de julho termina o prazo para que empresas que comercializam eletroeletrônicos vendam produtos com o padrão antigo.
De acordo com o novo padrão que vem sendo adotado desde 2008, o Brasil utilizará apenas um tipo de tomadas e plugs. No caso dos plugs todos terão pino de aterramento – para evitar choque. Também poderão ser utilizados adaptadores no caso de um dos componentes ser do modelo antigo e o outro já seguir as regras do novo padrão.
O deputado Sandro Alex questionou a viabilidade da aquisição de novos plugs e se todo o País está pronto para a troca do padrão em vinte dias. De acordo com Antonio Eduardo Oliveira, da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica, a troca do padrão teve início há três anos e, portanto, será possível concluí-la em 20 dias. O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Alziro Herz da Jornada, afirmou que não será estendido o prazo para a troca definitiva, e o comerciante que vender produtos eletroeletrônicos com tomadas fora do novo padrão poderá ser multada em até R$ 1,5 milhão.
Participaram da audiência:
- o Diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Carlos Orphão Lobo
- o Gerente de Comunicação do Idec, Carlos Thadeu Couceiro de Oliviera
- o Coordenador do Grupo Setorial de Interruptores e Tomadas da Abinee
- o Conselheiro da ABNT, Geraldo Takeo Nawa
Confira a apresentação do representante do Inmetro e o vídeo