Comissão de Ciência e Tecnologia discute criação da Embrapii
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realizou, na tarde desta terça-feira, 27/09/2011, audiência pública para tratar do projeto de constituição da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que servirá para unir empresas e institutos de pesquisa em torno de projetos de modernização tecnológica. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ronaldo Mota, disse que a Embrapii deverá começar a funcionar de forma experimental em outubro. O projeto piloto terá duração de 18 meses.
A Embrapii, segundo Ronaldo Mota, fará uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com três institutos de pesquisa, cada um deles dispondo de R$ 30 milhões para aplicar em pesquisa de inovação, e com empresas privadas.
O gerente executivo de Estudos e Políticas Industriais e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Mol, disse que há cerca de um ano o setor industrial está se interessando mais por inovação. “A ideia da Embrapii surgiu na CNI e ela representa um processo simplificado para o desenvolvimento dos projetos tecnológicos nas empresas”, avaliou Mol.
“A Embrapii preencherá um vazio que existe entre a produção e o conhecimento. Não é possível falar em crescimento sem falar em inovação”, concluiu a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), autora do requerimento para a realização da audiência pública que discutiu a criação da Embrapii.