Subcomissão vai monitorar políticas relacionadas ao Centro de Lançamento de Alcântara
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática instalou, nesta quinta-feira (11), a subcomissão permanente sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Na ocasião, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) foi eleito presidente do colegiado. A relatora será a deputada Luiza Erundina (Psol-SP), autora do requerimento que resultou na criação da subcomissão.
O objetivo é analisar e monitorar políticas e acordos relacionados à base de Alcântara, assim como oferecer sugestões e propostas que possam auxiliar na superação dos desafios do setor.
A expectativa é que a subcomissão contribua para uma discussão qualificada e aprofundada sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) firmado recentemente com os Estados Unidos para utilização do Centro de Lançamento de Alcântara. Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em março deste ano, o acordo ainda será submetido à apreciação da Câmara dos Deputados.
Potencial
Ao propor a criação da subcomissão, a deputada Luiza Erundina destacou o potencial do CLA para o desenvolvimento tecnológico e científico brasileiro. “O Centro de Lançamento de Alcântara, criado no início dos anos 1980, no estado do Maranhão, é um dos melhores locais para lançamento de foguetes e satélites do mundo. Sua localização próxima à Linha do Equador possibilita uma economia de cerca de 30% em combustível nos lançamentos, e sua proximidade ao mar facilita a chegada de contêineres”, observou.
Composição
Além de Márcio Jerry e Luiza Erundina, são titulares da subcomissão os deputados Margarida Salomão (PT-MG), Gervásio Maia (PSB-PB), Cezinha de Madureira (PSD-SP) e Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF). Os deputados Angela Amin (PP-SC) e David Soares (DEM-SP) integram o colegiado na posição de suplentes.