Orçamento de ciência e tecnologia é tema de subcomissão permanente instalada pela CCTCI
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática instalou, no dia 28 de agosto, uma subcomissão permanente para tratar do orçamento de ciência e tecnologia no Brasil. O colegiado irá discutir alternativas para ampliar o volume dos investimentos no setor, eliminar entraves burocráticos e tributários, e otimizar a aplicação dos recursos. A deputada Margarida Salomão (PT–MG) foi eleita presidente da subcomissão. O relator será o deputado Vitor Lippi (PSDB–SP).
A criação da subcomissão foi proposta pelo presidente da CCTCI, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA). Ao justificar a iniciativa, ele destacou que um dos pilares do desenvolvimento das nações é a capacidade de gerar conhecimento e inovação. Félix Mendonça Júnior ressaltou que, ao longo dos anos, observa-se, no Brasil, um problema de gestão na área de ciência e tecnologia, relacionado principalmente à instabilidade orçamentária, mas também à elaboração de projetos e à devida execução e acompanhamento de sua realização.
“Por se tratar de uma questão estrutural, entendemos que a esta Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática cabe o protagonismo de realizar intensos debates, buscar soluções adotadas em outras nações pelo mundo e consolidar uma política pública que garanta recursos permanentes, projetos consistentes e uma realização efetiva para o progresso do nosso País”, defendeu o deputado.