CCTCI discute a burocracia na pesquisa de ciência e inovação
O debate é uma iniciativa do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), presidente da comissão e autor dos Requerimentos nºs 24 e 50, de 2019.
Participarão Lygia da Veiga Pereira, professora da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Gustavo Balduino, secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e Gesil Sampaio Amarante Segundo, vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).
Estarão presentes também Carlos Octaviano de Medeiros Mangueira, procurador-chefe da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Karin Webster, coordenadora-geral de Auditoria das Áreas de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações da Controladoria-Geral da União (CGU), Alfredo Renault, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e Antonio Carlos Campos de Carvalho, membro do Comitê Gestor do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
AGENDA DE DEBATES
Na próxima terça-feira (4), a CCTCI promove audiência pública sobre o tema “Ciclomotores, ciclo-elétricos, patinetes e PL 2.606/2019”. O objetivo da reunião é debater a regulamentação do transporte por meio de patinetes e similares em ciclovias e ciclofaixas.
EVENTOS REALIZADOS
No dia 15 de maio, a CCTCI promoveu debate sobre a tecnologia 5G, em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU). Participaram Vitor Elisio, secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic), Felipe Lima, superintendente de Planejamento e Regulamentação substituto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Sérgio Kern, diretor Regulatório do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), e Tomás Fuchs, vice-presidente da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp).
Estiveram presentes também Emilio Loures, diretor de Governo e Políticas Públicas da Intel Brasil, Roberto Murakami, gerente sênior de Soluções e Engenharia da NEC do Brasil, Carlos Lauria, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei do Brasil, e Francisco Soares, diretor sênior de Relações Governamentais da Qualcomm na América Latina.