Audiência discute relação institucional entre comunidade universitária e governo federal

09/07/2019 12h25

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza nesta quinta-feira (11), em conjunto com a Comissão de Educação, audiência pública para discutir as relações institucionais entre a comunidade universitária e o governo federal. Entre os palestrantes convidados, está o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A reunião, proposta pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP), terá início às 10h, no Plenário 11, e será interativa. Os internautas poderão assistir e enviar perguntas aos participantes por meio do portal da Câmara.

Já confirmaram presença no debate o coordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Antônio Alves Neto; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé da Silva; o secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino; e o 2º vice-presidente da Regional Norte II do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Emerson Duarte Monte. Foi convidado, ainda, um representante da União Nacional dos Estudantes (UNE).

No requerimento de realização da audiência, as deputadas Margarida Salomão e Sâmia Bomfim enfatizaram a importância de proporcionar ao conjunto das entidades que representam os mais diversos setores da comunidade universitária a oportunidade de propor e ouvir do ministro da Educação as diretrizes e perspectivas políticas do MEC para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro.