Maria Rosas assume a presidência da Comissão de Comunicação

Deputada é a primeira mulher a comandar a CCOM e focará em acesso à informação, inclusão digital, proteção de menores na internet e outorgas
13/02/2026 14h10

Vinicius Loures

Maria Rosas assume a presidência da Comissão de Comunicação

Deputada Maria Rosas - Presidente da CCOM

A deputada federal Maria Rosas (Republicanos/SP) assumiu nesta quarta-feira (11), a presidência da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados.

Entre os novos desafios à frente do colegiado, a parlamentar terá o compromisso de fazer do colegiado um espaço sempre aberto ao diálogo democrático e onde se construam pontes com foco nas pautas que promovam o fortalecimento do acesso à informação e o progresso do Brasil.

No mesmo dia, Maria Rosas presidiu a primeira reunião deliberativa deste ano onde foram aprovadas 10 (dez) TVR’s que são pedidos de outorga ou renovação de outorga de concessão de serviços de radiodifusão de diversos municípios do país.

A deputada também vai priorizar projetos relacionados à proteção da infância nos ambientes digitais. “Proteger nossas crianças e adolescentes diante dos desafios do mundo virtual é um dever coletivo e inadiável. Precisamos discutir responsabilidade das plataformas, educação digital, prevenção de crimes e mecanismos eficazes de proteção”, afirmou.

Outro importante compromisso no comando da CCom será incentivar e estimular políticas de inclusão digital, com atenção especial à inclusão digital das escolas.

Segundo Maria Rosas, “a conectividade de qualidade e o acesso a ferramentas tecnológicas são hoje elementos essenciais para garantir igualdade de oportunidades, melhorar o aprendizado e preparar nossos jovens para os desafios do futuro”.

Na mesma reunião, também foi inaugurada a foto do deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos/DF) na galeria dos ex-presidentes da comissão. O deputado presidiu a Comissão em 2025.

 

Texto: Érica Junot – Assessoria CCom