Subcomissão Permanente do Leite (Subleite) elege presidente e vice-presidente
Na tarde desta quarta-feira (17/04), foi realizada a reunião de instalação e eleição da Subleite, a Subcomissão Permanente responsável pelo acompanhamento do setor da produção leiteira no mercado nacional.
Os deputados Rafael Simões (União/MG) e Thiago Flores (Republicanos/RO), parlamentares membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Abastecimento Rural, foram eleitos como presidente e vice-presidente da subcomissão, respectivamente.
Em discurso, os deputados eleitos prometeram buscar soluções à sustentabilidade da cadeia produtiva, no que foi denominado por eles “o pior momento da história para o produtor de leite”: “A gente sabe que, em uma dada hora, as coisas vão apertando e o pequeno produtor está morrendo à míngua”, evidenciou Rafael Simões.
“Nós vamos olhar sempre para frente, para podermos angariar melhores resultados para esse mercado que envolve tantos brasileiros”, salientou Thiago Flores.
Presidente da Subleite no ano de 2023, a deputada Ana Paula Leão (PP/MG) salientou como uma das prioridades a problemática da importação do produto de países vizinhos, como a Argentina e o Uruguai, que vem gerando crise no cenário nacional da pecuária do leite. Porém, a parlamentar frisou que os obstáculos enfrentados pelos produtores vão além.
“Nós temos muito o que fazer, porque o problema do leite não é só a importação. Eu costumo dizer que, depois da criação do Ministério da Agricultura, poucas coisas mudaram (para o produtor). Nós precisamos mudar o pensamento de que ‘as coisas sempre vão ser assim’. Agora vai ser diferente, as pessoas vão ter segurança, nós precisamos ter tranquilidade”, declarou Ana Paula.
“Mais de 80% do nosso produtor é pequeno produtor”, defendeu Rafael Simões. “Nós sabemos da extensão do Brasil para coletar esse leite, e nós sabemos das dificuldades da indústria. Mas, da mesma forma, a indústria vai ter que entender a dificuldade do produtor, senão, nós vamos matar a galinha dos ovos de ouro”.
O deputado Domingos Sávio (PL/MG), que foi proponente da subcomissão ainda em 2011, destacou a importância do insumo como um produto necessário não só na alimentação do brasileiro, mas também como gerador de renda e empregos. Para o parlamentar, a necessidade de uma política de apoio ao produtor de leite e à cadeia produtiva é essencial também para a defesa do consumidor, que poderá receber produtos de preços acessíveis e boa qualidade.
A Subleite
A Subcomissão Permanente destinada a acompanhar a produção de leite no mercado nacional foi criada em 2011, mediante requerimento do deputado Domingos Sávio. Ela foi proposta diante da necessidade da defesa do setor leiteiro brasileiro, que, na época, já se via ameaçado pelo crescimento nas importações do produto, que afetam o preço do leite produzido no país.
A Subleite visa a avaliação e proposição de medidas para pautas como a fixação de preço justo para os produtores, o combate aos cartéis da produção de insumos lácteos, o estabelecimento de mecanismos de proteção de mercado interno e a redefinição tributária sobre leite in natura.
Reportagem - Karoliny Dilelio, estagiária de jornalismo.