Reunião deliberativa aprova requerimentos que fortalecem discussão com setor pesqueiro e com colegiado da África do Sul

29/04/2019 14h40

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na última quarta-feira (24), o Requerimento nº 66/2019 para a criação da Subcomissão Permanente de Pescados e o Requerimento nº 69/2019 com o intuito de convidar membros da Comissão de Agricultura, Florestas e Pesca do Parlamento da República da África do Sul para acompanharem os trabalhos de modernização da legislação do setor agropecuário brasileiro.

O primeiro, de autoria do Deputado Luiz Nishimori (PR-PR), justifica que é necessária uma maior atenção ao setor do pescado, por ser um segmento que contribui para o crescimento e desenvolvimento do país, gera emprego, renda e inclusão social. O pedido foi aprovado com subscrição dos Deputados Evair Vieira de Melo, Raimundo Costa e Mara Rocha.

“O comércio nacional e internacional de pescados vem se destacando nas últimas décadas, pois está inserido entre as quatro maiores fontes de proteína animal para o consumo humano. O setor tem um grande potencial, dessa forma é necessário um trabalho significativo para acompanhar as demandas, buscar investimentos e melhorias, acompanhar as legislações que tratem do tema”, descreve Nishimori.

O segundo requerimento, de autoria do presidente da Comissão, deputado Fausto Pinato (PP-SP), pretende estreitar relações com a pasta de mesmo assunto da África do Sul, tendo em vista a parceria entre os países, que, como lembra Pinato, compõe o grupo econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS).

O presidente reiterou que as duas Comissões têm se preocupado com temas como política agrícola, inspeção agropecuária, saúde animal, instrumentos oficiais de fomento ao crédito, entre outros em comum.

A proposição foi subscrita pelos deputados Bosco Costa, Mara Rocha, Vilson Fetaemg, Emidinho Madeira, Junior Mano, Raimundo Costa, Aline Sleujtes e Luiz Nishimori.

No total, a reunião deliberativa aprovou 13 requerimentos.

 

Dávini Ribeiro – Estagiária de Jornalismo