Deputado Irajá Abreu negocia entrada de produtos agropecuários no Marrocos
O Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Deputado Irajá Abreu (PSD/TO), esteve no Reino do Marrocos, país do noroeste da África, para participar de reuniões com representantes do governo e do parlamento marroquinos. Na ocasião, o Deputado intermediou junto às autoridades o envio, por meio do Ministério da Agricultura, de uma comitiva de empresários brasileiros para estreitar relações comerciais entre os países.
De acordo com o Presidente da Comissão, o Brasil quer equilibrar a balança comercial com o Marrocos: “Nós já exportamos de maneira muito tímida milho, açúcar e um pouco de soja, mas não é nada representativo”, disse Abreu.
O Deputado ressaltou, ainda, que o país pretende exportar carne para o Marrocos: “Nessa primeira viagem que fizemos, pudemos debater com o governo marroquino a abertura do mercado para a exportação de carne brasileira”. Atualmente, o Marrocos compra carne principalmente da Argentina.
No quesito importação, o Brasil é o terceiro maior cliente marroquino, ficando atrás apenas do Egito e da Argélia. O país compra fosfato, que é utilizado para a fertilização do solo brasileiro. Do total de fosfato utilizado pelo Brasil, 54%, vem do Marrocos.
O grupo de Deputados que foi ao Marrocos recebeu o convite dos parlamentares daquele país, e planeja fazer visitas diplomáticas a outras nações do mundo árabe.
Com informações de Marcello Larcher – Agência Câmara de Notícias
Reportagem: Nayara Oliveira - Estagiária de Jornalismo na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural