Fausto Pinato presidirá a Comissão de Agricultura em 2019

Este é o segundo mandato do parlamentar
18/03/2019 12h30

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Fausto Pinato presidirá a Comissão de Agricultura em 2019

Fausto Pinato, presidente eleito da Comissão de Agricultura

O deputado Fausto Pinato (PP-SP) irá presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, em 2019. O deputado foi escolhido em eleição realizada nesta quarta-feira (13), no plenário 6.

Pinato é formado em Direito e chegou à Câmara dos Deputados em 2015, eleito pelo PRB. No ano passado, foi reeleito, desta vez pelo PP.

Em discurso após a proclamação do resultado, ele defendeu a desburocratização do agronegócio e o apoio aos produtores rurais, sobretudo por meio de crédito. Ainda, acenou para o diálogo com a oposição e aos setores que geralmente divergem dos ruralistas. "Muitas vezes, a situação tem a pauta em mãos, mas a crítica da oposição faz a gente corrigir alguns erros e fazer o contrabalanço. Que possamos ter essa harmonia no debate", ponderou.

Além de Pinato, Neri Geller (PP-MT) foi eleito vice-presidente; Luiz Nishimori (PR-PR), segundo vice e, para terceiro vice, José Mário Schreiner (DEM-GO). Os deputados foram eleitos com 45 votos a favor e 2 brancos.

A Comissão

Criada durante o Império com o nome de Comissão de Minas e Bosques, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural é uma das mais disputadas da Câmara. O colegiado tem entre seus objetivos analisar os projetos relacionados com o setor produtivo: política agrícola, cooperativismo, questões fundiárias e reforma agrária.

Em 2018, 245 proposições — projetos de lei e de decreto legislativo, propostas de fiscalização e controle e requerimentos — foram aprovados pela Comissão.

Neste ano, temas como a demarcação de terras indígenas e quilombolas, a compra de terras por estrangeiros e a atualização do Código Florestal devem estar em pauta, bem como o debate sobre o uso de defensivos agrícolas.

 

Dávini Ribeiro - Estagiária de Jornalismo

Com a participação da Agência Câmara Notícias