Comissão de Agricultura será presidida por Irajá Abreu neste ano
O deputado Irajá Abreu (PSD-TO) é o novo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para esta sessão legislativa, que termina em fevereiro de 2016.
O novo presidente assinalou que uma de suas prioridades é conferir maior agilidade ao processo legislativo dentro do colegiado, que atualmente analisa mais de 100 projetos. O deputado afirmou que vai discutir temas polêmicos, como a aquisição de terras por estrangeiros e a demarcação de terras indígenas.
Abreu está em seu segundo mandato, tem 32 anos e é empresário e produtor rural.
Após sua eleição, Irajá Abreu conversou com a Agência Câmara:
Quais são as perspectivas para a sua gestão que está começando agora?
Tenho como meta nessa gestão dar celeridade aos trabalhos legislativos, nós temos mais de 100 projetos que tramitam nessa comissão relacionados aos mais diversos segmentos. E nós pretendemos dar maior agilidade a esses projetos. Para isso, estamos montando seis subcomissões, com os seguintes eixos: assuntos de questões fundiárias, meio ambiente, políticas agrícolas, agroenergia, sanidade e desenvolvimento agrário. Vamos classificar os projetos de acordo com seus eixos e dividir as tarefas [entre as subcomissões]. O objetivo é dar maior eficiência ao andamento desses projetos aqui na comissão.
Quais projetos serão prioritários na agenda da comissão?
Tem um projeto que é um assunto bastante polêmico na Casa que vem se arrastando há muitos anos sobre a questão de terras para estrangeiros. É um tema bastante discutido e nós deveremos tratar aqui. Nós tivemos uma subcomissão na Comissão de Agricultura que chegou a definir um relatório e nós devemos resgatar esse tema. Além disso, temos os temas relacionados ao meio ambiente, a questão fundiária que é uma questão também das terras indígenas.
Da Agência Câmara Notícias