Comissão de Agricultura recebe Delegação Sul-Africana para intercâmbio em pautas do setor

22/06/2023 20h25

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), a visita da Delegação Sul-Africana composta por deputados membros da Comissão de Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural da Assembleia Nacional do país. Atualmente, o colegiado é presidido pelo deputado Zwelivelile Mandela, neto de Nelson Mandela. O encontro ocorreu mediante solicitação da Embaixada Sul-Africana, e teve como objetivo estabelecer intercâmbio sobre pautas como a questão agrária, agricultura familiar e o apoio governamental ao setor agrícola.

A comitiva, constituída por cinco parlamentares, foi recebida pelo presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Tião Medeiros (PP/PR), e pelos deputados Roberto Duarte (Republicanos/AC), Albuquerque (Republicanos/RR) e Heitor Schuch (PSB/RS). Em reunião, foram abordadas pautas relativas ao setor agropecuário, como o associativismo rural e o papel desempenhado pelo poder público no apoio à produção rural nacional: “Essa troca de informações e de experiências é enriquecedora para ambos os países”, destacou o presidente da Comissão.

A parceria entre o Brasil e a África do Sul é marcada pela participação dos dois países no BRICS e pelo Acordo Preferencial de Comércio, firmado entre a União Aduaneira da África Austral (SACU) e o Mercosul, no ano 2000. Essa foi a primeira parceria consolidada pela entidade africana. Entretanto, a Delegação vê no Brasil a possibilidade de parcerias também no âmbito legislativo, principalmente para o setor agropecuário: “Brasil e África do Sul são grandes parceiros no BRICS; nós queremos garantir também a conexão entre os parlamentares das duas nações”, afirmou o deputado Zwelivelile Mandela.

Segundo o Relatório do Agronegócio da África do Sul de 2022, desenvolvido por correspondentes do Ministério da Agricultura e Pecuária da Embaixada do Brasil em Pretória, o setor agrícola do país é composto por 200 mil pequenos agricultores e 2 milhões de agricultores de subsistência. Esses números preocupam as autoridades, que procuraram conhecer as estratégias brasileiras de enfrentamento às divisões sociais e econômicas no âmbito da agricultura, como a exploração do cooperativismo. "Eles vieram entender e conhecer um pouco mais como a agricultura brasileira se organiza e, de maneira muito particular, a agricultura familiar", sublinhou Tião Medeiros.

Atualmente, a África do Sul possui a melhor infraestrutura portuária e de transportes da África Meridional, o que favoreceu, ao longo dos anos, as relações comerciais com o Brasil; até 2022, o país era o quinto principal importador de carne de aves brasileiras, que é o principal produto agrícola exportado para o mercado. O país sul-africano recebe também carne suína, café, papel e celulose brasileiros. Segundo relatório da Embaixada Brasileira, estão em curso também negociações bilaterais para a abertura do mercado sul-africano para uma maior gama de produtos agropecuários, tendo em vista também a recente entrada em vigor da Zona de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA). 

Reportagem - Karoliny Dilelio, estagiária de jornalismo.