Comissão de Agricultura realiza encontro na maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2024
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizou, durante os dias 11 a 15 de junho, encontro na 19ª edição da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite, a Megaleite 2024. Atualmente, o evento é considerado a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina. O encontro foi realizado mediante aprovação dos requerimentos nº 53/2024, 41/2024 e 48/2024, de autoria dos deputados Rafael Simões (UNIÃO/MG), Ana Paula Leão (PP/MG) e Emidinho Madeira (PL/MG).
A iniciativa teve como objetivo o de proporcionar contato direto entre parlamentares e os principais integrantes da cadeia do leite, auxiliando na identificação dos principais desafios enfrentados pelo setor lácteo nacional. Realizado na cidade de Belo Horizonte (MG), o evento contou com a realização de leilões, eventos culturais e técnicos, como palestras, julgamento de animais e o Torneio Leiteiro. Segundo a organização, a estimativa é de mais de 70 mil visitantes, movimentando mais de R$200 milhões de reais apenas nesta edição.
Além da divulgação de ações, perspectivas e projetos na Câmara dos Deputados voltados para o setor leiteiro, a Subcomissão Permanente do Leite (Subleite) também foi responsável por promover palestras com os temas “Competitividade e desafios na cadeia do leite brasileiro: uma visão de futuro”, “Utilização de bioinsumos e remineralizadores na descarbonização da atividade pecuária” e “Recuperação de pastagens degradadas”.
O deputado Rafael Simões (UNIÃO/MG), presidente da Subleite, salientou a importância da união da cadeia leiteira no atual momento de crise enfrentado diante da importação de leite e derivados de outros países da América Latina, como Argentina e Uruguai:
“É uma crise, talvez, jamais vista. Mas só teremos condições de competir com outros países com a união da cadeia, discutindo a criação de um projeto estruturante, onde a gente olhe para frente e diga ‘é lá onde eu quero chegar’. Precisamos também de apoio técnico. É hora de buscar a convergência para ultrapassar os desafios e sairmos vitoriosos”.
Relatora da Subleite e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), a deputada Ana Paula Leão (PP/MG) reforçou também a importância do contato direto com produtores, indústria, cooperativas e instituições de pesquisa para a proposta de políticas públicas de apoio direto:
“A participação em uma exposição que é referência nacional é super necessária para que possamos divulgar o resultado da nossa atuação na Câmara dos Deputados, refletir sobre os desafios e as perspectivas futuras”, afirmou.
Estiveram presentes também o deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES), presidente da Comissão de Agricultura; o deputado Pedro Lupion (PP/PR), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, e membro da CAPADR; e o vice-presidente da Subleite, os deputados Thiago Flores (Republicanos/RO), também membro da comissão.
Reportagem - Karoliny Dilelio, Estagiária de Jornalismo