Comissão de Agricultura realiza encontro na maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2023

A iniciativa visou o diálogo entre parlamentares e os principais atores do mercado leiteiro nacional.
14/06/2023 20h43

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizou, durante os dias 07, 08, 09 e 10 de junho, encontro na Megaleite 2023, que é atualmente a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina. O encontro foi realizado mediante aprovação do requerimento nº 68/2023, de autoria da deputada Ana Paula Leão (PP/MG).

A iniciativa teve como objetivo o de proporcionar o diálogo entre parlamentares e produtores, cooperativas, indústrias do setor e visitantes, acerca dos problemas enfrentados pelo setor leiteiro. Em sua 18º edição, o evento contou com cerca de 100 das principais empresas do setor, bem como a realização de leilões, mostra de animais, eventos técnicos e culturais. A ocasião foi marcada pela apresentação de inovações do setor no âmbito nacional.

Em discurso realizado no evento, a deputada Ana Paula Leão defendeu o mercado nacional, que sofre diante do aumento de importações de leite de países vizinhos, principalmente vindos da Argentina e Uruguai. Segundo ela, a melhora desse cenário é a razão da atuação dos parlamentares que almejam nova realidade ao setor e dão voz a cada produtor de leite no Congresso Nacional: “Com toda certeza, faremos com que a nossa pecuária leiteira nacional seja reconhecida, respeitada, valorizada e, mais ainda, aplaudida”, afirmou a parlamentar. 

A Megaleite 2023 também foi cenário de um importante marco para o programa Mais Genética, de iniciativa do deputado Emidinho Madeira (PL/MG), atual vice-presidente da Comissão de Agricultura. O programa, realizado desde 2017 em parceria com o Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Agricultura, Prefeituras e EMATER-MG, disponibiliza aos agricultores familiares o acesso gratuito a tecnologias de melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte, proporcionando maior produtividade e aumento de renda aos produtores atendidos. No evento, o deputado celebrou a marca histórica de 200 mil vacas inseminadas no Brasil. 

Reportagem - Karoliny Dilelio, Estagiária de Jornalismo