Comissão de Agricultura comemora 50 anos da Embrapa

Em evento de homenagem aos 50 anos da instituição, promovido pela Comissão de Agricultura, presidentes da empresa destacam o trabalho conjunto com o setor legislativo.
28/04/2023 17h55

Imagem: Divulgação/Embrapa

Comissão de Agricultura comemora 50 anos da Embrapa

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizou, na manhã da quarta-feira (26/04), evento de homenagem aos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. Estiveram presentes na homenagem o presidente da instituição, Celso Luiz Moretti, e a próxima presidente, Dra. Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, que compuseram a mesa ao lado do deputado Tião Medeiros (PP-PR), presidente da comissão. Os chefes das unidades da Embrapa pelo Brasil também estiveram presentes, além de pesquisadores e servidores da empresa.  

O evento foi realizado mediante requerimento nº 45/2023, de autoria do deputado Tião Medeiros. Em discurso, o parlamentar destacou a atuação da empresa no desenvolvimento de soluções tecnológicas, que fortaleceram o setor agropecuário brasileiro: “Quando essa empresa nasceu, o Brasil ainda era importador de alimentos básicos. Hoje somos um dos maiores exportadores de produtos agrícolas e referência mundial em tecnologia aplicada na agricultura. A sua primeira agenda, definida há quase 50 anos como a principal justificativa para a sua criação, é a busca permanente pela eficiência produtiva da agricultura. Essa meta vem sendo plenamente alcançada”. Atualmente, o Brasil é exportador de alimentos para, aproximadamente, 200 países. 

A Embrapa foi criada em 1973, com o objetivo de desenvolver um modelo de agricultura e pecuária “tipicamente brasileiro”. Hoje, a empresa possui 50 centros de pesquisa e 17 Oepas (organizações estaduais de pesquisa agropecuária) em todo o país, além da sua atuação em conjunto com universidades e institutos de pesquisa federais e estaduais, empresas privadas e fundações - o que a torna, hoje,  uma das maiores instituições agropecuárias do mundo. 

O atual presidente da empresa, Celso Moretti, classificou a comemoração como importante não só para a Embrapa, mas para o Brasil, já que o cenário da agricultura no país seria uma prova de que o investimento a longo prazo em tecnologia e inovação vale a pena: “Ainda temos ainda muitos anos pela frente. Mas temos certeza que, com o apoio continuado dado pela Comissão de Agricultura e pelo poder público, com a qualidade da equipe que temos, o Brasil vai alimentar cada vez mais gente no mundo, com qualidade, competitividade e sustentabilidade”. Hoje, quase 90% do quadro de pesquisadores é composto por Doutores, referências em suas áreas de atuação.  

 

Sob nova direção

 A Dra. Silvia Massruhá, a próxima presidente da Embrapa e primeira mulher a assumir o cargo, reconheceu o agricultor como ponto principal do trabalho realizado: “O principal protagonista dessa caminhada é o homem do campo, ele é o foco desse desenvolvimento”. Ela também salientou a manutenção do protagonismo do Brasil na agricultura mundial como o grande desafio da empresa: “A Embrapa é uma empresa plural, sempre pensando na diversidade e em como desenvolver o nosso agro e manter o protagonismo do Brasil na agricultura mundial: esse é o nosso grande desafio”.

Em seu último balanço, a Embrapa divulgou o impacto de suas soluções tecnológicas, que se reflete não só em quesitos econômicos, mas também na resposta para outros problemas brasileiros, trazendo o aumento da segurança alimentar e a geração de empregos - só em 2022, mais de 95 mil empregos novos foram criados em consequência às tecnologias desenvolvidas pela empresa. Além disso, ao longo dos anos de atuação da instituição, o valor da cesta básica apresentou redução de 50%. “A tecnologia vem como aliada, pra gente garantir essa segurança alimentar, com qualidade”, declarou Massruhá. “Nosso orgulho de manter a Embrapa é o de contribuir com a redução da fome no Brasil e no mundo inteiro. Esse é o nosso maior propósito”.  

 

Reportagem - Karoliny Dilelio, estagiária de jornalismo.