Comissão de Agricultura aprova projeto que pede cancelamento da instrução normativa sobre importação do café peruano

Ato Normativo do Ministério da Agricultura aprova requisitos fitossanitários para importação de grãos de café produzidos no Peru, mas deputados rejeitaram
07/08/2015 14h54

Nayara Oliveira

Comissão de Agricultura aprova projeto que pede cancelamento da instrução normativa sobre importação do café peruano

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento rural aprovou o Projeto de Decreto Legislativo que suspende Instrução Normativa nº 6, de 29 de abril de 2015, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e que trata da importação de grãos de café arábica produzidos no Peru. A proposta foi relatada pelo Deputado Dilceu Sperafico e aprovada por unanimidade pelos Deputados.

De acordo com a proposição do Deputado Max Filho (PSDB/ES), autor do Projeto de Decreto Legislativo nº 81/15, a cafeicultura brasileira tem enfrentado períodos de dificuldades decorrentes do excesso de oferta do café, o que resulta em mais de duas temporadas de preços abaixo dos custos de produção. O Deputado também esclareceu que oferecer maior concorrência representa uma ameaça para o produtor brasileiro.

Ainda segundo a proposição, o setor cafeeiro no Brasil é responsável pela geração de 8,4 milhões de empregos. Além disso, uma parcela significativa do produto é produzida pela monocultura de pequena escala, desenvolvida em mais de 196 mil estabelecimentos da agricultura familiar.

 O Deputado Evair de Melo (PV/ES), que é autor do PDC 83/15, apensado ao Projeto de Decreto Legislativo nº 81/15, concorda com a justificativa do Deputado Max Filho e votou a favor do projeto. “O Brasil precisa valorizar e fortalecer cada vez mais o mercado interno”, afirmou. Já o Deputado Silas Brasileiro (PMDB/MG) explicou que o Peru produz aproximadamente quatro milhões de sacas de café por ano e consome cerca de 100 mil sacas. Para o Deputado, a estratégia do governo peruano é exportar o excedente do produto para o mercado brasileiro. 

Reportagem - Nayara Oliveira
Estagiária de Jornalismo na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural