Comissão aprova projeto de lei que confere à Brejetuba-ES o título de Capital Nacional do Café Arábica

Segundo o relator, a medida reconhece e valoriza as contribuições do município para o desenvolvimento da cafeicultura de qualidade no cenário nacional
23/08/2023 16h20

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto de lei que confere à Brejetuba-ES o título de Capital Nacional do Café Arábica

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, em reunião deliberativa na manhã do dia 09/08 (quarta-feira), o parecer do relator ao projeto de lei nº 5718/2019, que confere ao município de Brejetuba, no estado do Espírito Santo, o título de “Capital Nacional do Café Arábica”. A autora do projeto é a ex-senadora Rose de Freitas (PODEMOS/ES). O deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES) foi o relator do projeto.

Localizado a 145 quilômetros da capital do Espírito Santo, Vitória, o município de Brejetuba está entre os 48 municípios do estado que realizam o cultivo do café arábica, representando 80% das propriedades rurais. O cultivo do café arábica é, atualmente, fonte de renda para 53 mil famílias capixabas.

Desde 2013, Brejetuba possui o título de “Capital Estadual do Café Arábica”, sendo um dos principais produtores do grão no Brasil. Tendo apenas 800 propriedades rurais especializadas - sendo 73% constituídas pela agricultura familiar -, o município atinge a marca de 450 mil sacas de café produzidas anualmente, o que o coloca entre os dez maiores produtores nacionais. A produção local de cafés especiais também ganha destaque mundial, gerando agregação de valor anual de, aproximadamente, 50 milhões de reais.

A conferência do título também será importante para o fortalecimento do turismo rural na região, que hoje recebe visitantes interessados em aprender sobre o plantio, cultivo, colheita, preparo e sabor do café. No dia 24 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Café, também é possível acompanhar a coagem do “Maior Cafezinho do Mundo”. “A medida que confere ao município de Brejetuba, no Espírito Santo, o título de Capital Nacional do Café Arábica, reconhece e valoriza as contribuições desta cidade para o desenvolvimento da cafeicultura de qualidade no estado e no Brasil”, afirmou o relator do projeto.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo, e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Reportagem - Karoliny Dilelio, estagiária de jornalismo.