Comissão aprova debate sobre impactos da estiagem no Rio Grande do Sul

Segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio Grande do Sul (Emater-RS), mais de 257 mil propriedades sofrem com os efeitos da estiagem.
23/03/2023 16h35

Imagem: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Comissão aprova debate sobre impactos da estiagem no Rio Grande do Sul

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na manhã desta quarta-feira (22/03), o requerimento para a realização  de audiência pública com o fim de debater os impactos da estiagem que vem ocorrendo no estado do Rio Grande do Sul, ao longo dos últimos três anos. O autor do requerimento é o deputado Afonso Hamm (PP-RS).

Segundo o deputado, a seca é uma das piores da história do Rio Grande do Sul, atingindo mais de 350 municípios, forçando-os a decretar situação de emergência. Até o ano de 2023, a estimativa do prejuízo enfrentado pelo estado é de R$13 bilhões. Em algumas localidades, como o município de Hulha Negra, houve perda de até 90% da produção agrícola e de 80% da produção leiteira, já que a oferta de alimentação aos animais também é prejudicada.

Os últimos eventos climáticos prejudicaram os produtores não só no campo. Segundo dados do Emater, mais de 17 mil famílias apresentam dificuldade de acesso à água - na cidade de Bagé, por exemplo, os 120 mil habitantes convivem com o racionamento de água a mais de um mês, com interrupção do fornecimento de água por 12 horas diárias.   

O objetivo do debate, segundo o deputado, é o de solicitar medidas emergenciais em favor dos produtores rurais, como recursos para equilibrar a prorrogação dos prazos para operações de custeio e investimento já “vencidas” ou “em vencimento”, além da criação de políticas públicas que viabilizem programas de irrigação na agricultura para abastecer as fontes de irrigação das lavouras. 

Dentre os convidados sugeridos no Requerimento para discutir o assunto, estão os Ministros da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário, o Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, o Coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do estado e representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Famurs e Emater-RS. 

O debate ainda não possui data prevista.

Reportagem - Karoliny Dilelio, estagiária de jornalismo. 

registrado em: