Aprovada criação do prêmio Mérito Agropecuário Homero Pereira
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o Projeto de Resolução 256/14, do deputado Moreira Mendes (PSD-RO), que institui o prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira, a ser concedido pela Câmara dos Deputados. A matéria irá à promulgação.
De acordo com o texto, o prêmio será concedido anualmente pela Casa a cidadão ou instituição, pública ou privada, cujos trabalhos ou ações tenham se destacado nos campos científico, de pesquisa, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade na área da agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural.
Relator pela Mesa, o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), destacou que o prêmio valoriza a “consistente contribuição do setor agropecuário para a sociedade brasileira”. Ele ressaltou que Homero Pereira é justamente homenageado por defender melhorias para o setor com soluções negociadas, “como em relação ao Código Florestal”.
Escolha
A premiação, uma placa de homenagem, será conferida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
A sugestão de indicação para o prêmio poderá ser apresentada por qualquer parlamentar junto à Presidência da comissão, contendo relato sintetizado da ação desenvolvida pelo indicado.
Será vedada a indicação de nomes de parlamentares que estejam em pleno exercício do mandato, mas ela poderá recair sobre cidadão já falecido. A escolha será definida por votação pela maioria simples dos deputados integrantes da comissão.
Homenagem
Para o autor do projeto, o prêmio homenageia a biografia de Homero Pereira no mês de seu falecimento. “Queria agradecer aos colegas por essa homenagem mais que justa a Homero Pereira, um defensor ferrenho do setor agropecuário”, afirmou.
Homero Pereira foi produtor rural e técnico em agropecuária, iniciou sua trajetória como presidente do Sindicato Rural de Alto Araguaia (MT), foi diretor do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e deputado estadual.
Exerceu ainda mandatos de vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Na Câmara, Homero Pereira assumiu como parlamentar em 2007 e foi reeleito em 2011, quando assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária. Aposentou-se em setembro de 2013 por motivos de saúde e faleceu em outubro do mesmo ano, vítima de câncer no estômago.
Íntegra da proposta:
Edição – Pierre Triboli