Agricultura rejeita sustar desapropriação de terra no Pará
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados rejeitou proposta para cancelar desapropriação de terra para reforma agrária feita pelo governo Dilma Rousseff.
Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo (PDC 367/16), do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que pretende sustar um decreto que declarou de interesse social, para fins de reforma agrária, um imóvel rural (Fazenda Bela Vista) de 2.091 hectares situado no município de Jacundá (PA). A medida faz parte de um pacote de 29 propostas apresentadas pelo deputado para cancelar desapropriação de imóveis rurais feitas no governo Dilma.
O relator, deputado Cristiano Vale (PL-PA), recomentou a rejeição. Ele disse que inúmeros trabalhadores rurais já estão instalados na fazenda desapropriada e não podem ser prejudicados por divergências político-partidárias.
"Na localidade já se encontram 130 famílias, plantando aproximadamente 10 alqueires de mandioca, 8 mil pés de açaí. Existe também produção de leite, de laranja, de melancia e de abóbora, bem como criação de suínos e de aves e também 20 tanques para piscicultura", disse.
Tramitação
A proposta já foi rejeitada pela Comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir a voto no Plenário.
Agência Câmara Notícias