Agricultura instala subcomissão para assuntos do setor leiteiro

Em reunião realizada na quarta (8), os deputados Domingos Sávio (PSDB-MG) e Marcon (PT-RS) foram eleitos presidente e vice da subcomissão, respectivamente
10/05/2019 13h30

A subcomissão destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite, foi reinstalada nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) foi eleito presidente e o deputado Marcon (PT-RS), vice.

Sávio ressalta que o leite é um dos principais produtos alimentícios em todo o mundo, o que traz a necessidade de debate e acompanhamento das medidas sobre o produto. “O Brasil tem potencial e capacidade de ser, sim, um grande exportador de leite e derivados e temos que descobrir mecanismo para ampliar a nossa presença no mercado interno”, ressaltou.

Além disso, o presidente, eleito com sete votos, nomeou como relator da subcomissão o deputado Celso Maldaner (MDB-SC) e reforçou o compromisso com a pauta. “A minha missão será construir o entendimento para juntos ouvirmos o setor leiteiro e fazermos uma interlocução com o poder Executivo, com a sociedade civil, e com países que podem ser parceiros”, finalizou.

O Requerimento nº 14/2019, que dispõe sobre a criação da subcomissão, destaca que serão itens para discussão: a fixação de preço justo para os produtores, o combate aos cartéis na produção dos insumos lácteos, o estabelecimento de mecanismos de proteção do mercado interno de importação de produtos subsidiados e a redefinição da carga tributária sobre leite in natura. A proposição é de autoria do próprio presidente eleito e foi aprovada em reunião deliberativa em 27 de março deste ano.

 

Dávini Ribeiro — Estagiária de Jornalismo