Histórico

* Instituída no 1º Império, 29 de agosto de 1823, com o nome de Comissão de Minas e Bosques, durante a Assembléia Geral Constituinte e Legislativa convocada por D. Pedro I, teve entre os seus integrantes o proeminente deputado José Bonifácio de Andrada e Silva. Funcionou até novembro daquele ano, quando a Constituinte foi dissolvida.

* Os seus trabalhos foram retomados em 1826 com a elaboração do 1º Regimento da Câmara dos Deputados, dois anos depois de promulgada a 1ª Constituição do país.

* Somente em 1861, 35 anos mais tarde, o termo agricultura é incluído no nome da Comissão. Naquele ano, uma nova mudança passa a designá-la como Comissão Sexta de Orçamento da Agricultura.

* Em 1893, seu nome é alterado para Comissão de Agricultura e Indústrias Conexas, modificado no ano seguinte para Comissão de Agricultura e Indústria.

* As suas atribuições não estavam definidas no Regimento, o que só ocorreu em 1920. Com o título de Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio, o colegiado cuidava não só dos três setores, mas também dos assuntos relativos à imigração e à colonização, à estatística econômica, ao ensino técnico, aos inventos industriais e ao comércio exterior.

* Em 1936, passa a ser chamada Comissão de Agricultura.

* Entre 1949 e 1962, perde a denominação específica e suas atribuições são incluídas na Comissão de Economia, a exceção de 1955 quando pelo período de um ano fica designada como Comissão de Agricultura e Política Rural.

* Em 1963, esse nome é retomado, vigorando por 41 anos.

* Em março de 2004, pela resolução nº 20, a pedido dos seus integrantes para que o nome guardasse maior identificação com os ministérios do governo Lula, passa a ser Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.