Flavio Arns-SF 27-09-2007

SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o desenvolvimento econômico do Brasil está condicionado a diversos fatores. Um deles, que figura entre os mais importantes, é o sistema de transportes. Sem uma infra-estrutura de transporte adequada, o Brasil perde em termos de escoamento de sua produção industrial e agrícola. Perde também em competitividade, agregando ao valor final dos produtos os elevados custos para o transporte de nossas riquezas.
No setor de transporte, existem diversas prioridades a serem consideradas para que tenhamos uma malha eficiente. Nossas rodovias carecem de reparos e investimentos, assim como as ferrovias e hidrovias. Sem dúvida, o cenário ideal para um Brasil forte e desenvolvido seria possuir uma infra-estrutura de transporte equilibrada, que explora se de forma adequada os modais existentes, sem sobrecarregar uma malha em detrimento de outra.
Por este motivo, destaco como fundamental a valorização de um segmento essencial para o fortalecimento e para a dinamização do setor de transportes. Falo dos portos brasileiros, sem os quais não temos como escoar as cargas transportadas nas estradas, ferrovias e hidrovias.
Chamo a atenção dos nobres colegas para uma reportagem publicada no dia 18 de setembro no jornal O Estado do Paraná, no caderno "Visão dos Portos", assinada pelo jornalista Paulo Cruz.
Ao destacar o Plano Nacional de Logística de Transportes do Ministério dos Transportes, a matéria cita quais os investimentos necessários para obras de construção, recuperação e ampliação dos portos do Paraná.
Segundo apontam os técnicos da APPA - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, seria necessário investir R$1,84 bilhão nos portos paranaenses, em 12 obras consideradas prioritárias. Dentre elas, destacam-se a construção do Porto do Mercosul, em Pontal do Paraná, o aprofundamento do Canal da Galheta e a criação do terminal de passageiros de Antonina.
Segundo relata a reportagem, o Plano Nacional de Logística de Transportes prevê o investimento de R$29 bilhões para a região Sul até o ano de 2023. O Plano indica as necessidades futuras, enfatizando a ampliação dos sistemas ferroviário e hidroviário.
Neste contexto, os investimentos no Paraná são considerados de alta prioridade, tendo em vista o importante papel do Estado na produção agrícola e industrial, sendo também responsável pelo escoamento de grande parte da safra brasileira.
Neste breve relato, eu gostaria de enfatizar a importância destes investimentos para o meu Estado. Que este planejamento se concretize e traga ao Paraná oportunidades de desenvolvimento econômico e social por meio de seus portos, tão importantes para a geração de emprego e renda, dinamização do comércio e da indústria e para o desenvolvimento social das comunidades que estão próximas a estes locais.
Muito obrigado