Objetivo

I Fórum de Debates sobre Integração Fronteiriça

 

Objetivo

 

O "I Fórum de Debates sobre Integração Fronteiriça" foi realizado entre os dias 19 a 21 de setembro de 2002, na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, no Brasil.

Este evento, pela primeira vez realizado no espaço geográfico do Mercosul, teve a finalidade de levantar e selecionar as prioridades fronteiriças relacionadas às questões de saúde pública, trabalho e comércio, as quais foram incorporadas ao documento intitulado "Declaração de Foz do Iguaçu", e dele participaram representantes dos países-membros do Mercosul e das cidades fronteiriças que formam a área geográfica comum ao Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Também foram convidados representantes do Chile e da Bolívia, países associados ao Mercado Comum do Sul.

A "Declaração de Foz do Iguaçu" servirá de subsídio a ser encaminhado ao Grupo Ad Hoc sobre Integração Fronteiriça, organismo oficial do Mercosul, encarregado da elaboração do ESTATUTO DAS FRONTEIRAS, que será apresentado ao Grupo Mercado Comum, órgão institucionalizado pelo Protocolo de Ouro Preto, para aprovação dos países-membros do Mercosul.

A União Européia, o mais importante bloco econômico mundial, foi representada por membro da Delegação para a América do Sul e Mercosul do Parlamento Europeu que abordarou a questão da experiência européia em integração fronteiriça.

PROGRAMA

DECLARAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU

SUBSÍDIOS