Revista E-Legis lança sua 37ª edição

Seleção de artigos foi apresentada originalmente durante a XI Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados (2021).
15/03/2022 15h37

Revista E-Legis lança sua 37ª edição

37ª edição da Revista E-Legis

Em um dossiê com 19 artigos, e E-Legis contempla uma rica variedade de temas, perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. As reflexões relacionam-se à estrutura e funcionamento do sistema político brasileiro, sistemas eleitorais e estudos partidários, atuação legislativa subnacional, ambição política e carreira eleitoral, coligações e alianças eleitorais, candidaturas independentes, financiamento de campanhas, geografia do voto, discurso parlamentar, atuação de lideranças parlamentares, controle orçamentário, fundo eleitoral e judicialização da política. 

Além do dossiê, a publicação apresenta ainda uma seção de artigos de temas livres, com contribuições da área de Direito e da Ciência Política. No campo do Direito, os temas tratam de ativismo judicial e o efeito backlash; recuperação judicial durante a pandemia de Covid-19; a relação entre autodefesa e o direito de não se autoincriminar; e os significados de rigidez constitucional. Na área de Ciência Política, o estudo faz um mapeamento sobre Federalismo no Congresso Nacional, nas áreas de meio ambiente, saúde e educação.

Acesse: http://e-legis.camara.leg.br

Sobre a Jornada de Pesquisa e Extensão

A Jornada de Pesquisa e Extensão, organizada anualmente pelo Programa de Pós-Graduação, tem se consolidado como um espaço de discussão de ideias a respeito do parlamento brasileiro. O ambiente acadêmico gerado pelas Jornadas contribui para a disseminação do conhecimento que é produzido no âmbito do Mestrado, das especializações e dos Grupos de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados, bem como aqueles produzidos por órgãos parceiros e pesquisadores interessados de outras instituições legislativas e universitárias. 

Em 2021, o evento foi realizado em parceria inédita com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)e o Economics and Politics Research Group (EPRG/UnB) e teve como propósito avançar nas discussões sobre o “Sistema Político Brasileiro”, sob várias perspectivas disciplinares, tais como Ciência Política, Economia Política, Administração e Políticas Públicas. 

Para saber mais sobre o Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, acesse: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/cursos/pos-graduacao