COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter
FECHAR
Aguardando novas datas

650 integrantes de organizações da sociedade civil organizada já aprenderam como participar de forma mais ativa do processo legislativo na Câmara dos Deputados

Quem pode participar

Pessoas que fazem parte de associação, sindicato, ONG, OSCIP ou entidade profissional e de classe com CNPJ. É preciso ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos.

O que você vai aprender

Poder Legislativo
Funcionamento e papel do Poder Legislativo
Etapas do processo legislativo
Atuação dos grupos de interesse no Congresso

Democracia
Ferramentas para acompanhar e participar do processo de elaboração de leis
Como a sociedade civil organizada pode influenciar as decisões no Parlamento

Advocacy
Estratégias de incidência nas diversas etapas do processo legislativo

Como funciona

O programa tem duração de três dias, com carga horária de 25 horas. A programação é composta por atividades que possibilitam interação com o funcionamento e a dinâmica da Câmara dos Deputados e aprofundamento dos conhecimentos sobre o processo legislativo e a democracia brasileira.


Para cada turma são oferecidas 35 vagas, sendo 20 vagas destinadas preferencialmente a membros de ONGs, OSCIPS, associações comunitárias e demais organizações afins, e 15 vagas a membros de entidades sindicais, profissionais ou de classe. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição e cada instituição pode indicar um(a) representante para participar de cada edição do programa. O formulário de inscrição ficará disponível nesta página enquanto as inscrições estiverem abertas.

Depoimentos

  1. Gabriel Marmentini, participante da Oficina de Atuação no Parlamento

    Participar da Oficina de Atuação no Parlamento foi uma oportunidade singular para a ACBG Brasil. Aprendemos muito sobre o processo legislativo e a dinâmica do Congresso Nacional. Para nós, que trabalhamos com advocacy, foi uma formação marcante e que nos levou a outro patamar. Somos gratos por isso.

  2. Cleonice Dorneles, participante da Oficina de Atuação no Parlamento

    O Curso Oficina de Atuação no Parlamento contribui com a consolidação da democracia, ensinando aos diversos segmentos da sociedade como funciona o processo legislativo e quais são os mecanismos de participação social. O curso foi de grande valia e com professores(as) de alto nível.

Calendário

 

22 de abril a 3 de maio/2024 Período de inscrições
6 a 10 de maio/2024 Conferência da Documentação
13 de maio/2024 Confirmação de Participação
17 a 19 de junho/2024 Realização

 

Normas e regulamentos

Manual de Orientações 2024  (Atualizado em 19/04/2024)
Termo de indicação da Instituição

 

 

COMPARTILHAR NO

WhatsAppEmailFacebookTwitter

Materiais relacionados

Veja aqui alguns conteúdos que fazem parte deste programa

Fotografia colorida que mostra um plenário de comissão lotado, com diversas pessoas sentadas em frente às bancadas  . Algumas olham para a frente, outras olham para o celular. Os homens em primeiro plano estão de terno. Um grupo de pessoas usa bonés. No fundo da sala, estão estendidas duas faixas e aparecem pessoas em pé.

MATERIAL - Texto

Como a sociedade civil organizada pode propor leis
Fotografia colorida que mostra um auditório lotado. Em primeiro plano, algumas pessoas sentadas olham para baixo, outras para a frente, um homem segura o celular na altura da cabeça  e parece estar tirando uma foto. No fundo, pessoas em pé encostadas na parede seguram uma faixa  em que pode-se ler parcialmente o que está escrito, pois algumas pessoas estão na frente e atrapalham a leitura. O texto que se lê é “Valorizar o profissional da enfermagem é valorizar a vida”.

MATERIAL - Vídeo, 01min45s

CLP: o menor caminho entre o cidadão e a Câmara
Imagem na horizontal que mostra o texto “O que é lobby?” escrito no centro. Acima e abaixo dele, estão 16 fotos verticais, a maioria mostrando pessoas, todas do mesmo tamanho.

MATERIAL - Texto

O que é Lobby?
Fotografia colorida que mostra, de cima para baixo, as mãos de várias pessoas diferentes manuseando peças brancas de quebra-cabeças, numa mesa de madeira.

MATERIAL - Web Stories

Corações que transformam o mundo
Fotografia colorida que mostra um grupo de seis pessoas sentadas lado a lado em cadeiras formando um semicírculo. Em destaque, ocupando o centro da foto, está uma mulher negra de vestido laranja, que sorri para os demais e segura um papel na mão, como se estivesse explicando algo. Os outros parecem prestar atenção ao que ela diz e sorriem para ela. O grupo é formado por uma moça oriental de cabelos lisos e longos que usa calça jeans e blusa branca, um rapaz moreno com camisa quadriculada e calça bege, um rapaz loiro, de camisa social azul clara com a mão esquerda apoiada na perna, uma mulher branca e loira de cabelo preso, que usa camisa branca de bolinhas pretas e segura um papel dobrado nas mãos e um rapaz negro  de óculos, camisa social em tom vermelho e calça jeans. O fundo da foto é uma parede verde limão e uma janela no lado esquerdo.

MATERIAL - Áudio, 16min25s

Por que se engajar politicamente?