Revista E-Legis lança nova política editorial

Periódico do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados divulga artigos científicos e relatos de experiência relacionados a estudos legislativos.
24/10/2022 11h13

Revista E-Legis lança nova política editorial

Nova política editorial da E-Legis

Já está no ar a nova página da Revista E-Legis, o periódico do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados que divulga artigos científicos e relatos de experiência relacionados a estudos legislativos.

A mudança marca a nova política editorial da publicação, que se alinha à prática da ciência aberta em suas diretrizes, gestão e operação editorial. A ciência aberta visa à transparência dos processos e ao compartilhamento dos conteúdos em prol da melhor comunicação científica, do aperfeiçoamento metodológico, da reprodutibilidade da pesquisa e da colaboração entre pesquisadores.

A E-Legis aceita submissão, em sistema de fluxo contínuo, de artigos originais e relatos de experiência no campo de estudos legislativos. Também publica resumos dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos mestres em Poder Legislativo pelo Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados e abre espaço para publicação dos pareceres de avaliação dos manuscritos aceitos.

Outra novidade é a prioridade de avaliação para os manuscritos submetidos no modelo LaTeX disponibilizado pela E-Legis para a plataforma Overleaf (editor on-line de LaTex). Após submetido, o manuscrito passa por uma avaliação em duas etapas, contemplando aspectos formais e de conteúdo. Este último verifica a adequação do texto ao escopo da revista, a consistência argumentativa, a metodologia e as referências utilizadas. Essa etapa é conduzida por pareceristas sob a orientação dos editores da revista. 

Por fim, com a concordância de autores e pareceristas, é possível adotar o sistema de revisão aberta. Nesse caso, são incluídas no texto as informações de identificação do parecerista responsável pela avaliação e o parecer poderá ser, também, publicado.

O alinhamento à ciência aberta demonstra a preocupação da E-Legis com as práticas mais atuais seguidas pelas mais importantes publicações científicas nacionais e internacionais. Com isso, a revista espera expandir o impacto das pesquisas publicadas e ser indexada nas principais plataformas de publicação científica.

Confira a íntegra da nova política editorial da E-Legis em: e-legis.camara.leg.br