Projeto de Lei do Parlamento Jovem Brasileiro 2020 é apadrinhado por deputada federal
Para participar do Parlamento Jovem Brasileiro, então deputado jovem Marcelo Borges (GO) sugeriu uma alternativa que pudesse remediar as tragédias ambientais de Mariana e Brumadinho (MG) - e foi exatamente isso que capturou a atenção da deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT/GO), que apadrinhou a proposta.
Agora a ideia do Marcelo tornou-se um projeto de lei oficial: o PL 6069/2023, que dispõe sobre a concessão de bolsas de pesquisa, em instituições públicas de ensino superior, para descoberta de novos fitorremediadores capazes de dissolver rejeitos minerais em barragens de minério.
O estudante relata que mantém contato com a deputada Delegada Adriana Accorsi desde o período em que ela ocupava um assento na Assembleia Legislativa de Goiás. De acordo com o jovem, a parlamentar sempre foi próxima dos movimentos sociais aos quais ele pertence. "Apresentei meu projeto e de imediato ela topou, disse que tinha tudo a ver com o mandato e se comprometeu a apadrinhar o projeto", explicou.
Para a deputada, era evidente o potencial na proposta de Marcelo. “Com os estudos realizados por ele durante o programa na Câmara dos Deputados, nossa parceria entrou no sentido de estimular e lapidar o conceito da propositura”, destacou.
Atualmente, Marcelo é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso, onde se destacou ao assumir a presidência do Diretório Central dos Estudantes (DCE) no campus Araguaia, em Barra do Garças. Além disso, ele integra a diretoria executiva da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso, evidenciando seu comprometimento com as causas estudantis.
A parceria entre o jovem e a deputada Delegada Adriana Accorsi representa um exemplo positivo de como a participação ativa dos jovens na política pode resultar em iniciativas promissoras para a sociedade e o meio ambiente.
"Como parlamentar, prezo sempre por dar visibilidade às iniciativas e demandas de pessoas do meu estado. Marcelo é um garoto muito esforçado e há muitos anos vem demonstrando seu interesse em buscar alternativas que melhorem a vida dos cidadãos", ressaltou a parlamentar.
O projeto de lei agora segue os trâmites necessários na Câmara dos Deputados. Será analisado pelas comissões de Educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; Finanças e Tributação; e por último, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Se aprovado nesse processo, o PL nem precisa ir à plenário, seguindo direto para análise do Senado Federal.
Acompanhe as próximas etapas: cd.leg.br/09HLiOJaOv
Quer conhecer o projeto original e saber como foi a participação do deputado jovem Marcelo Borges? Então visite o perfil dele na página do programa em: cd.leg.br/marceloborgespjb
----
Sobre o Parlamento Jovem Brasileiro
O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa educativo da Câmara dos Deputados que simula a experiência parlamentar com estudantes do ensino médio em todo o país. Saiba mais em www.camara.leg.br/pjb.