Palestra discute impactos econômicos e sociais das mudanças climáticas

O evento vai abordar as conclusões do 6º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança Climática.
10/05/2022 13h20

Palestra discute impactos econômicos e sociais das mudanças climáticas

Impactos Econômicos e Sociais das Mudanças Climáticas

Os convidados Paulo Artaxo, professor do Departamento de Física Aplicada da USP e Membro do IPCC e Jean Ometto, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e membro do IPCC, irão apresentar os resultados das pesquisas realizadas pelo Grupo de Trabalho II do 6º Relatório de Avaliação do IPCC (lançado em 28 de fevereiro de 2022) e abordar as conclusões científicas sobre os impactos, adaptações e vulnerabilidades relacionadas à crise climática.

Este trabalho envolveu 230 cientistas de 66 países, sendo 21 brasileiros, e apontou as consequências diretas da mudança do clima em nossas vidas, na biodiversidade e nos ecossistemas do planeta, tema preocupante e que demanda atenção urgente do Parlamento brasileiro. 

Durante o encontro, serão debatidas questões como:

» Qual o custo para o nosso país de cada tonelada de dióxido de carbono emitida globalmente?

» Quais as consequências das mudanças climáticas para a saúde, a alimentação e a vida das pessoas?

» Como o agronegócio, as cidades e as infraestruturas de energia e transporte serão afetadas pelas ondas de calor, tempestades, secas, inundações e elevação do nível do mar?

» Quais informações precisamos considerar para (re)orientar uma agenda nacional de "Desenvolvimento Resiliente ao Clima"?

 

SERVIÇO

Evento: Impactos econômicos e sociais das mudanças climáticas - segunda parte do 6º relatório do IPCC

Convidados: Paulo Artaxo, professor do Departamento de Física Aplicada da USP e Membro do IPCC; Jean Ometto, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e membro do IPCC

Data: 12 de maio, quinta-feira

Horário: às 14h30

Transmissão: via zoom - https://bit.ly/3jQFt0b