Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados é conceito 5 na Capes

Conceito máximo é concedido pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
06/02/2023 14h05

O Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados (MPPL) alcançou nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes), chegando ao conceito 5. 

A avaliação da Capes é feita a cada quatro anos e, para o período de 2017 a 2020, levou em consideração características do programa como: perfil do corpo docente, qualidade da produção bibliográfica e técnica de alunos e professores, avaliação de egressos, impacto econômico, social e cultural do programa, inserção local, nacional e internacional do mestrado e seu caráter inovador. Também foram elencadas produções que se destacaram entre trabalhos de conclusão de curso (TCC), livros, capítulos e produtos técnicos de autoria de egressos, docentes e discentes do curso.

Como é próprio de um mestrado profissional, as produções indicadas pelo MPPL revelaram a vocação do curso para a pesquisa aprofundada em estudos legislativos e para a solução de problemas complexos na área do Poder Legislativo, mais especificamente, na Câmara dos Deputados.

As pesquisas de TCC entregaram estudos e produtos para o Poder Legislativo e para a sociedade, com ênfase no caráter inovador e na orientação profissional do curso.

Dentre os trabalhos produzidos, destacaram-se estudos sobre a aplicação do uso da inteligência artificial para tradução de documentos legislativos, o levantamento das transmissões ao vivo dos Plenários de Casas Legislativas do continente americano, os públicos atuantes na Comissão de Esportes da Câmara, o emprego dos conceitos de orçamentação por desempenho nas leis orçamentárias que passam pelo Congresso Nacional e a análise do potencial de simplificação do Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

Na última década, o programa formou 118 mestres e recebeu mais de mil alunos, entre regulares e especiais.

Quanto às publicações de artigos e livros e à entrega de produtos técnicos, cabe ressaltar que foram mais de 700 produções técnicas desenvolvidas por alunos e egressos, 90 artigos, 13 livros, 48 capítulos de livros e 970 produtos técnicos de autoria de docentes.

Saiba mais no relatório completo de avaliação do MPPL, acesse: https://bit.ly/3QDh0Ku