Iniciativa do Parlamento Jovem Brasileiro 2020 é adotada no Senado Federal

A ideia reforça a importância do Combate ao Suicídio de Crianças e Adolescentes.
10/08/2022 10h55

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de educação para a democracia promovido pela Câmara dos Deputados e é direcionado a estudantes do ensino médio de todo o Brasil.

É uma oportunidade para que os jovens aprendam mais sobre  política, de­mocracia e Poder Legislativo por meio de debates, argumentação, articulação política, tudo isso a partir de iniciativas que os próprios jovens pensam em busca de soluções para políticas públicas brasileiras.

Muitas ideias dos jovens no PJB são apadrinhadas por deputados e senadores federais. Os projetos apresentados no programa, têm a chance real de virar lei.

A novidade mais recente é que tramita no Senado o projeto de lei que cria a Política Nacional de Combate ao Suicídio de Crianças e Adolescentes. A ideia partiu do estudante Vítor Cardoso Alves, representante de Sergipe no Programa Parlamento Jovem Brasileiro de 2020 e adotada pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

Apresentada no Senado como o projeto de lei n°1.773/2022, o texto apresenta um conjunto de iniciativas no âmbito da esfera pública dedicadas à proteção e ao bem-estar psicossocial dessa parcela da população.

Na justificativa, o senador aponta que é preciso romper o silêncio e discutir a questão do suicídio, da depressão e do sofrimento psíquico que acomete crianças e adolescentes e cita Vítor como a voz que representa muitos adolescentes como ele.

Assumindo a voz de muitos adolescentes como ele, Vítor, então aluno do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, da cidade de São Cristóvão, manifesta profunda preocupação com o escasso debate nos espaços públicos da sociedade acerca do suicídio entre crianças e adolescentes. ”, diz o senador. 

Hoje, o meu sentimento é de extrema alegria, pois, vejo que as grandes revoluções ou mudanças, começam, sobretudo, na iniciativa de defender e encaminhar ao devido espaço. Hoje, espero muito que o PL venha ser aprovado, pois tende a beneficiar e cuidar de milhares de crianças e adolescentes de todo Brasil. Garantir o devido cuidado à saúde mental desse grupo é, também, resguardar a Constituição Federal”, explica Vitor, que hoje é estudante de economia e direito do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte.

O PL 1.773/2022  encontra-se no Senado Federal e depois seguirá para a fase de tramitação na Câmara dos Deputados.

Conheça a íntegra do projeto de Vítor clicando aqui!

Para acompanhar a fase de tramitação do PL 1.773/2022 no Senado Federal, acesse bit.ly/3bHUS2C