Educação para Democracia e Pesquisa sobre o Parlamento são temas de debate no Seminário de Educação Legislativa

Saiba mais sobre as experiências relatadas e o assuntos debatidos no segundo dia de evento.
22/09/2022 17h49

Educação para Democracia e Pesquisa sobre o Parlamento são temas de debate no Seminário de Educação Legislativa

2º dia do Seminário de Educação Legislativa

A manhã desta quinta-feira, 21 de setembro, teve início com a reflexão sobre “Os Impactos da Educação para Democracia no Parlamento e na Sociedade”, em uma mesa temática que reuniu pesquisadores da área, além de dois egressos de programas educacionais promovidos pela Câmara dos Deputados.

Durante o bate-papo, Ruth Schmitz de Castro, Gerente-Geral da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ressaltou o papel do Parlamento como principal espaço para promoção da educação cidadã. 

“Cidadania e democracia é algo para ser ensinado. E o parlamento é um lugar privilegiado para isso. Porque o parlamento é, em essência, o lugar que materializa o próprio conceito da democracia. É o lugar onde o povo é representado, onde o povo tem voz. Onde se vocaliza os interesses da sociedade”, explicou.  

Na sequência, Humberto Dantas, pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), discutiu sobre o contexto e as possibilidades da educação para democracia, além de destacar os principais desafios enfrentados pelas escolas do parlamento. 

Segundo o cientista político, a frequente rotatividade de parlamentares e funcionários no Legislativo prejudica o desenvolvimento de projetos educacionais, que muitas vezes são descontinuados com a mudança de mandatos. “Os parlamentares passam, mas o parlamento não pode passar. A Escola do Legislativo tem que ser um ambiente, um organismo do parlamento e não necessariamente das agendas daqueles que ocupam as mesas diretoras”, ressaltou.

Já Marcos Vinicius Soler Baldasi, egresso do Parlamento Jovem Brasileiro - programa educativo voltado para estudantes do ensino médio - contou sobre o projeto “Vem ser protagonista” - organização que atua na capacitação de jovens que desejam transformar a realidade em que vivem. 

A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com outros participantes do PJB, logo após o término do programa em 2017. “Certo dia da simulação eu percebi que eu não poderia voltar para casa da mesma forma como eu tinha chegado aqui. Eu não poderia voltar para casa, conhecendo tantas pessoas jovens que tinham ideias, uma afinidade de transformação do nosso país, e não fazer nada sobre isso”, explicou.

Os impactos das ações educacionais da Câmara também alcançaram a educadora Marília Navarqui, que participou do programa Missão Pedagógica no Parlamento em 2019. 

A professora, que atua nas redes pública e privada de ensino há 13 anos, acredita que a escola é um espaço importante para a formação política da juventude e destacou a relevância do programa para capacitação de professores que desejam trabalhar temas relacionados ao parlamento em sala de aula. “Para mim, não é difícil ensinar orações subordinadas, o meu maior desafio é formar um cidadão”.

10 anos da Pós-Graduação 

A segunda mesa temática do dia, "Pós-Graduação da Câmara dos Deputados e os dez anos do Mestrado em Poder Legislativo: retrospectiva e perspectivas", foi composta pelo coordenador da Pós-Graduação, Fabiano Peruzzo Schwartz, e dois professores do programa que trabalharam na concepção e criação do Mestrado Profissional em Poder Legislativo: André Rehbein Sathler Guimarães e Ricardo de João Braga. 

Na conversa, os convidados falaram sobre a trajetória do curso, que recentemente alcançou nota máxima na última avaliação Capes, e debateram sobre os principais desafios para o futuro. 

Fabiano Peruzzo aproveitou a ocasião para anunciar a nova página e a nova política editorial da revista E-legis - periódico científico da Câmara dos Deputados que divulga pesquisas relacionadas a temas relevantes do poder legislativo. 

A partir de sua próxima edição, a revista estará mais exigente na seleção dos textos e também se alinha à prática de ciência aberta em sua política, gestão e operação editorial. A partir desse compromisso com a maior transparência do processo de avaliação, será possível, por exemplo a publicação dos pareceres dos artigos científicos escolhidos. 

Lançada em 2008, a E-Legis possui edições nos idiomas português, inglês e espanhol e recebe manuscritos durante todo o ano em sistema de fluxo contínuo. 

Sobre o Seminário de Educação Legislativa

O Seminário de Educação Legislativa e XII Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados acontece entre os dias 21 e 23 de setembro. As Mesas Temáticas acontecem presencialmente no auditório do Cefor, no Complexo Avançado da Câmara dos Deputados e também podem ser acompanhadas pela transmissão ao vivo pelo Canal da Escola Câmara no YouTube: www.youtube.com/escoladacamara

As sessões de apresentação de trabalhos são realizadas todas virtualmente, podendo ser acompanhadas também pelo YouTube. 

Confira a programação completa e inscreva-se!

www.camara.leg.br/eduleg22