CEFOR visita Escola do Legislativo de Minas Gerais
No dia último dia 22 de junho, equipe técnica do CEFOR esteve na Escola do Legislativo de Minas Gerais integrando a formação "Mulheres na Política", no intuito de fomentar a discussão sobre a participação da mulher nos espaços de poder e promover ações de educação legislativa.
As analistas Corina Castro e Bruna Leite mediaram atividade com vereadoras mineiras, apresentando possíveis caminhos para criação de procuradorias da mulher nas câmaras municipais. A dinâmica tem por base uma das trilhas de aprendizagem do Portal EVC, criada para a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados com o objetivo de incentivar a criação de Procuradorias da Mulher: https://evc.camara.leg.br/site2/flux/como-criar-uma-procuradoria-da-mulher-no-legislativo/pagina_inicial/
Cerca de 20 vereadoras participaram do evento e saíram entusiasmadas com o potencial existente em uma rede de mulheres trabalhando com um objetivo comum. Barreiras partidárias foram suspensas, possibilitando um diálogo sobre a pouca visibilidade da mulher na política, o necessário fortalecimento das pautas femininas e a prevenção da violência de gênero na política.
A visita à Belo Horizonte possibilitou ainda que a equipe do CEFOR conhecesse melhor o "Parlamento Jovem de Minas Gerais", um programa inovador e bem sucedido que pode inspirar a nova versão do Parlamento Jovem Brasileiro.
O PJB completa 17 anos e aproximação da maioridade sinaliza um bom momento para uma mudança de nível. Contar com a experiência da Escola do legislativo de Minas Gerais, que acaba de completar 30 anos, é um trunfo e pode apontar novos caminho. A equipe regressou com muitas ideias e um farto material para pôr mãos à obra rumo a um PJB de outro nível.