Câmara Mirim 2024 divulga os projetos de lei selecionados para debate

Ação educativa recebeu um aumento de 20% nas inscrições, com temas que vão de inclusão a saneamento básico.
04/09/2024 10h55

Estudantes de todo o Brasil enviaram ideias para novas leis. Foram 668 projetos, de 19 estados diferentes. O número representa um aumento de 20% na quantidade de PLs inscritos em relação à edição de 2023. Dessa vez, os estudantes do 9º ano lideraram as participações, com maioria feminina nas inscrições. 

As questões relacionadas ao ambiente escolar são as mais frequentes, incluindo bullying, inclusão e saúde mental, além de novas disciplinas e prevenção a desastres ambientais.

Após avaliação dos consultores legislativos, três projetos de lei foram selecionados para debate nesta edição. Confira os escolhidos:

Novo ar, nova energia
Alefe Bispo Café (Salvador/BA) propõe a instalação de ar condicionado em todas as escolas públicas do Brasil, utilizando energia solar.

Escola para todos
Francisco Cordeiro Ribeiro (Ibirité/MG) sugere mais conforto para estudantes surdos e/ou com Transtorno do Espectro Autista, propondo sirenes com som mais suave e luz de cor diferenciada nas escolas.

Saneamento Básico para pessoas em terrenos ocupados
Icaro Filipe Caldas Gomes (Petrolina/PE) propõe que o governo disponibilize saneamento básico para pessoas que ocupam terrenos em áreas urbanas, visando melhorar as condições de vida dessas comunidades.

Fique ligado!
Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, 250 estudantes do Ensino Fundamental II de todo o Brasil estarão aqui em Brasília, para debater essas propostas e vivenciar o processo legislativo. A transmissão ao vivo será realizada pelo canal do YouTube da Câmara dos Deputados. 

A transmissão ao vivo será realizada pelo canal do YouTube da Câmara dos Deputados: cd.leg.br/youtube

 

SERVIÇO:

  • Câmara Mirim 2024: Novas Ideias para um Brasil Melhor

  • Data: 31 de outubro e 1º de novembro de 2024

  • Local: Câmara dos Deputados, com transmissão ao vivo pelo YouTube

  • Público alvo: Estudantes do Ensino Fundamental, educadores e interessados no processo legislativo jovem