Câmara Mirim 2022 está com inscrições abertas para estudantes e educadores

O programa é uma ação educativa da Câmara dos Deputados, que simula a jornada parlamentar com estudantes do ensino fundamental.
06/04/2022 17h15

Câmara Mirim 2022 está com inscrições abertas para estudantes e educadores

Câmara Mirim 2022

Todo ano, sempre em outubro, alunos do ensino fundamental fazem papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados em um concurso aberto a estudantes do 5º ao 9º ano de todo o país. 

Veja como se inscrever!

Educadores:

Professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem inscrever suas turmas. Para isso, o educador interessado deve preparar uma redação de até 40 linhas sobre a importância do parlamento na democracia. As inscrições estão abertas até o dia 02 de maio de 2022 e os textos devem ser enviados para o endereço camaramirim@camara.leg.br. O resultado será divulgado até 09 de maio de 2022. 

São duas as modalidades de participação para os educadores: 

» Novos(as) Educadores(as): são aqueles(as) que nunca participaram do Câmara Mirim. 

» Educadores(as) Parceiros(as): são aqueles(as) que já participaram de edições anteriores do Câmara Mirim.

Aqueles que forem selecionados passam a integrar o Câmara Mirim 2022 e suas turmas participarão da jornada virtual de simulação parlamentar, em que irão analisar os projetos de lei que forem selecionados.

Estudantes:

Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem participar de forma independente, enviando um projeto de lei de sua autoria ao portal Plenarinho até o dia 03 de julho, pelo formulário disponível em: https://bit.ly/CamaraMirim2022. As propostas inscritas serão avaliadas por uma equipe de consultores da Câmara dos Deputados, que selecionará as três melhores ideias. A data prevista para divulgação do resultado é 05 de agosto de 2022. 

Sobre o Câmara Mirim

O Câmara Mirim é uma ação educativa anual promovida pelo Plenarinho - portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados. Em uma simulação da atividade parlamentar, crianças e adolescentes fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados em um concurso aberto a estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todo o País.

Devido à pandemia da Covid-19, os encontros da edição de 2022 serão virtuais, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2022.  

Mais informações: https://plenarinho.leg.br/