Abertura do Seminário de Educação Legislativa debate sobre a importância das escolas de governo

O evento acontece até dia 23 de setembro e celebra 30 anos da Educação Legislativa no Brasil.
21/09/2022 17h48

Abertura do Seminário de Educação Legislativa debate sobre a importância das escolas de governo

Palestra de abertura “Desafios do Estado Brasileiro Contemporâneo e a Contribuição das Escolas de Governo: a experiência da Enap”

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, teve início o Seminário de Educação Legislativa e XII Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados - evento que celebra 30 anos da Educação Legislativa no Brasil. 

A mesa de abertura foi composta por Milton Pereira da Silva Filho, Diretor de Recursos Humanos da Câmara dos Deputados, Nelson Gomes dos Santos Filho, Diretor do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados e Fabiano Peruzzo Schwartz, Coordenador da Pós-Graduação da Câmara dos Deputados. 

Na sequência, o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa, apresentou a palestra “Desafios do Estado Brasileiro Contemporâneo e a Contribuição das Escolas de Governo: a experiência da Enap”. 

A Escola Nacional de Administração Pública é vinculada ao Ministério da Economia e tem como missão desenvolver competências de servidores públicos para inovar e aprimorar a gestão de políticas públicas. A entidade possui acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados e já contribuiu em diferentes atividades de capacitação e educação em administração pública. 

Durante a palestra, Diogo expôs sobre a importância do investimento na educação em governos. A emergência desse modelo de escolas, apesar de ser um fenômeno recente, é um movimento que impacta diretamente a transformação dos processos democráticos. Ele apresentou diferentes projetos e programas da Enap que buscam ensinar à administração pública como entender os principais anseios da sociedade, otimizar processos e capacitar gestores para atuarem de forma inovadora e estratégica. 

A partir desse entendimento aprimorado é possível desenvolver um modelo de governança diferenciada, que remova obstáculos e torne as democracias mais ágeis. “Existem muitos pontos de vetos para entrega de uma política pública. Isso acontece porque, às vezes, queremos tornar a nossa formulação de políticas públicas mais participativa. Mas, precisamos entender como podemos fazer isso de uma forma mais ágil e menos impeditiva. Existe por trás do trabalho das escolas de governo esse papel essencialmente democrático”, explicou.

Na ocasião, o diretor do Cefor, Nelson Gomes dos Santos Filho, expressou a necessidade de uma reflexão estratégica a respeito do desenvolvimento de pessoas no governo e reforçou o compromisso da Escola de Governo da Câmara dos Deputados com a formação de gestores públicos. “Cada curso e cada ação educacional que a gente realiza tem um reflexo no que a Casa faz. E o fortalecimento da Casa é um fortalecimento institucional da democracia”. 

O diretor aproveitou ainda para anunciar que acaba de ter início a implementação da nova Política de Desenvolvimento de Pessoas da Câmara dos Deputados, que dentre outras inspirações, também bebe na experiência da Enap. 

Como participar

O Seminário de Educação Legislativa e XII Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados acontece entre os dias 21 e 23 de setembro. As Mesas Temáticas acontecem presencialmente no auditório do Cefor, no Complexo Avançado da Câmara dos Deputados e também podem ser acompanhadas pela transmissão ao vivo pelo Canal da Escola Câmara no YouTube: www.youtube.com/escoladacamara

As sessões de apresentação de trabalhos são realizadas todas virtualmente, podendo ser acompanhadas também pelo YouTube. 

Confira a programação completa e inscreva-se!

www.camara.leg.br/eduleg22