Quatro pesquisas sobre Política e Gênero

Tem interesse em entender sobre os desafios, atuação e representatividade da mulher no Poder Legislativo?
09/03/2022 11h35

Quatro pesquisas sobre Política e Gênero

4 pesquisas sobre Política e Gênero

No Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados esse é tema recorrente. Separamos algumas dessas produções científicas que abordam a relação entre gênero e política. 

 

» As Deputadas Federais na Presidência e Vice-Presidência das Comissões Permanentes da Câmara Dos Deputados: quem são elas e como chegaram lá?
Autoras: Elisabete Busanello, Malena Rehbein

A pesquisa se insere no campo dos estudos de gênero e tem por objetivo analisar como ocorreu a ocupação de cargos na presidência e vice-presidência das comissões permanentes, pelas deputadas federais, e estudar as caracterí­sticas do perfil dessas parlamentares no perí­odo da 52ª à 54ª legislaturas.

 

» Mulheres e o Lobby No Brasil: como elas jogam o jogo dos homens no Congresso Nacional
Aluna: Francine Moor
Orientadora: Giovana Dal Bianco Perlin

O contexto de atuação profissional do lobby, a política, é um espaço caracterizado pela sub-representação feminina. Assim sendo, a forma como as decisões são tomadas e as negociações são realizadas reproduz padrões de comportamento e de cultura tradicionalmente masculinos. Analisar a atuação das mulheres em atividade de lobby no Congresso Nacional, descrevendo essa atividade e identificando os impactos de gênero na atuação profissional configura o principal objetivo deste estudo.

 

» Onde Estão Elas? A Efetividade da Cota de Gênero nas Eleições para Vereador(a) de 2000 a 2016 no Brasil
Autor: Antônio Alves Tôrres Fernandes

Este estudo objetivou analisar como se comportaram discursivamente, durante o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff, as mulheres que compunham o Senado Federal, instância responsável por julgar o impedimento dos presidentes da República.

 

» A Casa das 13 mulheres: o discurso das senadoras sobre o Impedimento de Dilma Rousseff
Aluna: Myrian Violeta Cavalhero
Orientador: Antonio Teixeira De Barros

As cotas de gênero estão sendo efetivas em garantir maior quantidade de candidatas e eleitas nas eleições municipais para vereadora? Este trabalho busca verificar a efetividade da polí­tica de cotas de gênero, a participação e a representação das mulheres nas arenas de poder local utilizando as eleições para vereador (a) de 2000 a 2016 no Brasil. 

 

Para conhecer mais da produção científica produzida no Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, acesse a revista digital E-Legis.