24 de fevereiro: Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

Confira 6 conteúdos sobre mulheres no poder público produzidos pela Câmara dos Deputados.
23/02/2023 15h50

Em 24 de fevereiro de 1932, o então presidente Getúlio Vargas instituiu o Código Eleitoral, que assegurou o voto a todas as mulheres brasileiras. 

Passados 91 anos, as mulheres correspondem a mais de 50% do eleitorado brasileiro --- mas esse número ainda é desproporcional ao percentual de candidatas e de representantes femininas dentro do Parlamento. 

Para refletir sobre o tema, selecionamos 6 conteúdos sobre mulheres no poder público, produzidos pela Câmara dos Deputados, que você precisa conhecer.

» Mulheres na Política

Trilha de Aprendizagem: Mulher, quer se candidatar e não sabe por onde começar? Essa trilha pode ser um ponto de partida para potencializar a sua campanha eleitoral e fortalecer a sua atuação política.

» Lugar de mulher é na política!

Vídeo: É verdade que as mulheres não se interessam por política? Por que há tão poucas mulheres ocupando cargos eletivos? O que mudaria se houvessem mais mulheres participando das decisões? Quais são as principais barreiras que uma mulher vai encontrar se quiser participar da política institucional?

Conteúdo produzido para o público jovem, como parte do Parlamento Jovem Brasileiro 2020.

» O Voto Feminino no Brasil

Livro: fatos e curiosidades da história da luta pelos direitos políticos femininos são contados em linguagem acessível e descontraída.

» Mulheres de palavra: a posse e os desafios da bancada feminina em 2023

Podcast: Entenda as principais dificuldades enfrentadas pelas parlamentares para ocupar postos de destaques durante o exercício do mandato.

» Artigo Feminino

Documentário: Para registrar a relação das mulheres com a política cotidiana, a equipe da TV Câmara viajou pelo país para encontrar personagens que, mesmo vivendo realidades muito diferentes, alimentam a vontade de mudar o país.

» Palavra de Mulher - Oito Décadas do Direito ao Voto

Livro: Débora de Azevedo e Márcio Rabat resgatam os registros da participação da mulher nos momentos marcantes do parlamento brasileiro, sintetizando oitenta anos de história política por meio de uma linha do tempo, que destaca as principais ações das deputadas.