11 de agosto: Dia do estudante
Já dizia Esopo: “ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. Assim, nos tornamos eternos estudantes, buscando tanto o crescimento pessoal como o profissional.
No Dia do Estudante (11/08), celebramos um direito fundamental dos cidadãos: a educação. O acesso ao conhecimento permite o desenvolvimento de valores éticos, morais e políticos necessários para a vivência em sociedade.
A data faz alusão ao 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos brasileiros de ensino superior nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais: na Faculdade de Direito de Olinda (PE) e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP).
A busca pelo conhecimento nunca acaba, ou seja, nunca deixamos de ser estudantes, tendo em vista que sempre há algo novo para aprender.
Sobre esse viés, podemos destacar a importância da educação continuada que em outras palavras significa um constante processo educativo para o desenvolvimento de novos conhecimentos. Exemplo disso são os cursos de especialização, mestrados e doutorados.
Quando falamos em educação continuada ela também se relaciona a cursos de curta duração, participação em eventos acadêmicos e palestras, leitura de livros, ou seja, toda forma de aprendizagem nesse contexto é bem-vinda.
Neste Dia do Estudante, parabenizamos a todos que buscam seu eterno aperfeiçoamento. E também fazemos o convite para que conheçam as atividades do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados.
O CEFOR oferece a capacitação presencial e online para servidores e colaboradores, por meio de conteúdos e cursos facilitados por sua equipe técnica. Além disso, também proporciona:
» Atividades em parceria com outras escolas de governo e escolas do legislativo;
» Cursos a distância abertos à participação de servidores de outros órgãos e da sociedade em geral;
» Programa de pós-graduação, com editais de seleção, pesquisas científicas e banco de dissertações acessíveis para o público;
» Programas de Educação para Democracia como o Missão Pedagógica no Parlamento (para educadores do ensino básico); o Estágio-Visita (dirigido a universitários); o Parlamento Jovem Brasileiro (destinado a jovens secundaristas de todo Brasil); a Oficina de Atuação no Parlamento (voltada para a sociedade civil organizada).
» Portal Plenarinho, destinado à contribuição da formação político-cidadã do público infanto-juvenil.
Acesse:
https://www.instagram.com/escoladacamara
https://www.facebook.com/escoladacamaradeputados
https://www.youtube.com/escoladacamara
https://www.camara.leg.br/escoladacamara