07 de fevereiro: Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Confira 7 conteúdos que abordam temas relevantes da comunidade indígena,como demarcação de terras, preservação da cultura e a luta por direitos fundamentais.
06/02/2023 17h22

O Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas é marcado todo 07 de fevereiro como forma de dar visibilidade aos debates sobre pautas importantes dos povos originários. 

Pensando nisso, selecionamos sete produtos desenvolvidos por diferentes áreas da Câmara dos Deputados, que abordam temas relevantes da comunidade indígena, como demarcação de terras, preservação da cultura e a luta por direitos fundamentais. 

Confira:

» Ministério dos Povos Indígenas e nova Funai
Programa de Rádio: Conheça os efeitos práticos da criação do Ministério dos Povos Indígenas, da recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista e da reestruturação da nova Funai.

» Direito dos Povos Indígenas: por que precisamos conhecer?

Debate: A Dep. Federal Joenia Wapichana (Rede/RR) conversa com Deborah Duprat e Luiz Eloy Terena sobre os direitos constitucionais dos povos indígenas.

» Trabalhando o tema “Cultura e estereótipos sobre os povos indígenas”

Plano de aula: para turmas do ensino fundamental, elaborado pelo Plenarinho, para aprofundar conhecimentos sobre a cultura e história indígena e combater a desinformação.

» O que são terras indígenas e por que demarcar? 

Material educativo: desenvolvido pelo Plenarinho, descomplica demarcação de terras.

» Terras Brasileiras

Documentário da TV Câmara: fala sobre os conflitos causados pela disputa por terra no sul do Mato Grosso do Sul, envolvendo indígenas e produtores rurais, provocados por erros do próprio Estado brasileiro.

» A luta da comunidade indígena Guarani-Kaiowá

Livro Digital: Relatório da Comissão Externa que acompanhou a luta da comunidade indígena Guarani-Kaiowá para permanecer às margens do Rio Hovy.

» Legislação sobre o índio

Livro Digital: Coletânea da legislação indígena na qual estão incluídas as convenções internacionais que formulam e instituem princípios e conceitos gerais destinados às comunidades indígenas.