O Politeia é projeto de ensino, pesquisa e formação política conduzido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Câmara dos Deputados. A iniciativa consiste na preparação de estudantes universitários para vivenciar uma simulação das atividades legislativas e tem por objetivo proporcionar experiências práticas sobre o processo político brasileiro e fomentar a Educação para a Democracia, além de estabelecer parceria entre o Parlamento e a Universidade.

O programa acontece anualmente desde 2003.  Em sua primeira edição reuniu 20 estudantes – e hoje já contempla 190 jovens simulando o trabalho parlamentar e a atividade jornalística de cobertura, além de 20 estudantes na equipe de coordenação.

Os interessados em viver a experiência do Politeia devem estar regularmente matriculados no Ensino Superior, para então candidatarem-se às vagas na seleção promovida pela UnB, por meio do Instituto de Ciência Política (IPol). Os selecionados participam de seminários e cursos de capacitação via EaD, estudando previamente sobre processo legislativo e também aprofundando o conhecimento sobre as principais questões políticas do país.

A vivência da atividade parlamentar acontece na própria Câmara dos Deputados, onde os participantes atuam como se fossem parlamentares. Eles simulam reuniões de partidos políticos, participam de discussões nas comissões temáticas, apresentam e votam projetos de lei de sua própria autoria. Durante os eventos, são acompanhados por outros estudantes que simulam as atividades da imprensa.

Visite o site do Politeia e acesse mais informações sobre o projeto.
https://projetopoliteia.com.br/