SOBRE O EX SECRETÁRIO

Léo Moraes, PODE - RO

O Deputado Federal Leonardo Barreto de Moraes é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) onde iniciou sua carreira política durante a vida acadêmica em que atuou, no Centro Acadêmico de Direito, como Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade que representava mais de 25 mil estudantes na época.

Em 2012, filiado ao PTB, conquistou seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Porto Velho - RO e, como líder, foi autor de vários projetos de leis como: a regulamentação da profissão dos bombeiros civis, a criação do Conselho Municipal de Juventude, remissão de pagamento de IPTU para os imóveis atingidos por enchentes, o voto aberto na Câmara Municipal, entre outros. Pelos relevantes trabalhos desenvolvidos, em 2012, Léo Moraes (PTB), foi homenageado com o Prêmio Jovem Empreendedor do Ano na categoria Política.

Em 2014, foi eleito Deputado Estadual com a maior expressão de votos da Capital Rondoniense.

Em 2016, foi candidato a prefeito de Porto Velho, indo para o segundo turno.

Em 2018, eleito Deputado Federal pelo Estado de Rondônia, assumiu na Câmara dos Deputados relevante papel no tocante à defesa da Segurança Pública e da Justiça Social na Comissão de Constituição e Justiça, atuando também na Comissão de Relações Exteriores, Comissão de Minas e Energia, e Comissões Especiais da Reforma da Previdência e Tributária, foi relator de diversas matérias como as MPs 995 e 998 do setor energético, como da Lei que estabelece a pedofilia crime hediondo e que torna o estupro crime imprescritível, além de diversos assuntos relacionados à temática de transparência no setor público, apresentando as seguintes proposições: PL 2017/2019, PL 2018/2019, PL 2019/2019 e a PL 240/2020.

Foi eleito em 2019 e 2020 pelo Ranking dos Políticos e em 2020 e 2021 pelo DIAP, como um dos parlamentares mais atuantes do País, tendo apresentado mais de 1.000 proposições legislativas.

Em 2022 foi designado ao cargo de Secretário de Transparência da Câmara dos Deputados, defende as bandeiras da Participação Social, Responsabilidade Fiscal, Transparência de Contas Públicas e Inclusão Social.