REGINETE BISPO

Deputada é socióloga. É ativista dos Direitos Humanos nas pautas de enfrentamento ao machismo, ao racismo e do movimento de mulheres negras. Em 2018, foi eleita como suplente na chapa ao Senado encabeçada pelo Senador Paulo Paim (PT-RS).
01/02/2023 11h20

Foto: Bruno Spada - Câmara dos Deputados

REGINETE BISPO

Reginete Bispo é socióloga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É ativista dos Direitos Humanos nas pautas de enfrentamento ao machismo, ao racismo, à fome e do movimento de mulheres negras. Integra o Movimento Negro Unificado desde 1990. Em 2018, foi eleita como suplente na chapa ao Senado encabeçada pelo senador Paulo Paim (PT-RS). 

Em 2011, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito de Ensino do Governo do Estado - Brigada Militar e, em 2018, o prêmio Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Representou o Brasil, em 2012, na 3ª Conferência Internacional de Solidariedade da África do Sul. Foi vereadora em Porto Alegre e consulesa honorária do Senegal no Rio Grande do Sul. É fundadora do Instituto Akanni - Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia.  

No governo do Estado do Rio Grande do Sul, durante a gestão de Olívio Dutra, foi diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos; e, no governo de Tarso Genro, atuou como assessora do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Nasceu na zona rural de Marau (RS) e mudou-se para Passo Fundo (RS). Iniciou sua militância social junto à Pastoral da Juventude e na luta pela reforma agrária. 

 

 

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Reginete Bispo (Março/2023). 

 

Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil da deputada Reginete Bispo no Portal da Câmara dos Deputados.