DUDA SALABERT
Duda Salabert é mãe, casada, vegana, ambientalista, idealizadora da Ong Transvest, que oferece suporte social às travestis e transexuais de Belo Horizonte, e professora de Literatura há mais de 20 anos. Em 2018, foi a primeira transexual a disputar o cargo de senadora, terminando a eleição como quarta mais votada da história de Minas Gerais. Em 2020, foi eleita a vereadora mais votada de Belo Horizonte, com 37.613 votos. Em 2022, foi eleita a deputada federal mais votada da história de Minas Gerais, com 208.332 votos.
Sua atuação é voltada ao campo educacional, defesa dos direitos humanos e segurança pública. Na pauta de seus mandatos, estão inseridos temas relacionados à emergência climática, incluindo acesso e direito à água, segurança hídrica, desenvolvimento urbano e rural, mobilidade urbana e resíduos sólidos, entre outros. Também se coloca no enfrentamento à mineração que destrói fauna, flora e a vida das pessoas.
Na Câmara Municipal, aprovou projetos para garantir o direito de pessoas surdas terem acompanhamento de intérprete de Libras em casas de parto, maternidades e hospitais; a criação do Dia Mundial da Semana do Brincar, para incentivar a prática de lazer para crianças na cidade de Belo Horizonte; o reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais em Belo Horizonte; a proibição de tatuagens em animais; a criação da Semana dos Povos Indígenas em Belo Horizonte; o Dia da Conscientização e Enfrentamento do Parto Prematuro em Belo Horizonte; e projeto de dignidade menstrual para doação de absorventes em escolas municipais de Belo Horizonte, entre outros.
Como deputada federal, seu objetivo é fortalecer as políticas públicas nos temas em que já atua, bem como outras que contribuam para uma sociedade mais digna para todos. Duda é titular da Frente Parlamentar Mista Ambientalista.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Duda Salabert (Março/2023).
Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Duda Salabert no Portal da Câmara dos Deputados.