CARMEN ZANOTTO (Licenciada)
Carmen Zanotto é enfermeira, com especialização em Administração Hospitalar, Saúde Pública e em Recursos Humanos. Também tem formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. Presidiu a Frente Parlamentar Mista da Saúde, a Frente Parlamentar da Prematuridade e foi relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19. Foi eleita procuradora-adjunta da Mulher da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em 2015 e 2019.
Começou sua vida pública como vereadora em Lages, onde também foi secretária municipal de Saúde e secretária de Estado em Santa Catarina, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo. Hoje, está no terceiro mandato como deputada federal.
Seu trabalho parlamentar é voltado na defesa da saúde, pelos direitos das pessoas idosas e com deficiência e das mulheres. É autora de projetos que deram origem às leis que aceleram o tratamento do câncer como a “Lei dos 60 dias”, que obriga o SUS a prestar atendimento em até 60 dias após a confirmação do diagnóstico, e a “Lei dos 30 dias”, que garante aos pacientes com suspeita de câncer os exames necessários para o diagnóstico da doença em até um mês.
Carmen Zanotto ainda é autora de outras duas importantes leis, como a que cria o Outubro Rosa e a que define, durante o mês de outubro as atividades para a conscientização sobre o câncer de mama; além da lei que inclui no censo do IBGE informações específicas sobre pessoas com autismo.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Carmen Zanotto (Março/2023). Confira aqui o perfil da parlamentar na legislatura anterior (56ª).
Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Carmen Zanotto no Portal da Câmara dos Deputados.