SÂMIA BOMFIM
Sâmia Bomfim é servidora pública da Universidade de São Paulo (USP), reeleita deputada federal para segundo mandato. Na primeira legislatura, foi eleita com 249.887 mil votos, sendo a mais votada do PSOL e a oitava mais votada de todo o Estado. Sâmia também foi vereadora de São Paulo entre 2016 e 2018. Na Câmara Federal. em 2019 foi 2ª coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher e, em maio de 2023, eleita 3ª coordenadora-adjunta da Bancada Feminina para o biênio 2023-2025.
Seu mandato é feminista e, por isso, apresenta e aprova projetos que propõem a igualdade de gênero e direitos para as mulheres. De acordo com o ranking elaborado em 2020 pela revista AzMina, Sâmia foi a parlamentar mais atuante na causa feminina em todo o Brasil. Além disso, foi escolhida como a melhor deputada federal do Brasil pelo prêmio Congresso em Foco 2020.
Na Câmara dos Deputados, Sâmia atua no combate à violência de gênero e a misoginia, sempre com o intuito de defender os direitos das mulheres. Algumas de suas iniciativas são: a Lei Mari Ferrer (coautora), que foi aprovada e busca combater constrangimentos de mulheres vítimas de violência durante julgamentos (Lei 14245/2021); junto do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), apresentou projeto de lei para criar o Estatuto da Parentalidade, que busca ampliar o tempo de licença para pais e mães cuidar de seus bebês recem-nascidos (PL 1974/2021); e é coautora do Projeto de Decreto Legislativo para anular a portaria do governo federal que restringe o acesso ao aborto legal (PDL 472/2020).
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Samia Bomfim (Março/2023). Confira aqui o perfil da parlamentar na legislatura anterior (56ª).
Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Samia Bomfim no Portal da Câmara dos Deputados.