LÊDA BORGES

Em primeiro mandato legislativo federal, foi eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Foi secretária de Educação e de Obras, vereadora e prefeita de Valparaíso de Goiás; deputada estadual por dois mandatos; e secretária da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho de Goiás.
01/02/2023 14h00

Lêda Borges foi eleita deputada federal por Goiás para a 57ª Legislatura. Em março, foi escolhida presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Federal. Também é membro da Comissão de Educação e da Comissão de Minas e Energia. Foi a primeira mulher da Região Metropolitana de Brasília a ser eleita para o Congresso Nacional.

Lêda é licenciada em Letras, bacharel em Direito e pós-graduada em Linguística Aplicada. Também é servidora pública federal aposentada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Iniciou a vida pública como primeira secretária de Educação de Valparaíso de Goiás, em 1997. Também foi vereadora e secretária de Obras do município. Foi a primeira mulher eleita prefeita da cidade, para o mandato 2009-2012.

A parlamentar também foi a primeira mulher a presidir a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR), em 2013. Também foi eleita deputada estadual por dois mandatos e nomeada secretária de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho de Goiás.

Como deputada estadual de Goiás, foi membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), vice-presidente da Comissão de Assistência Social, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente e líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

 

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Leda Borges (Abril/2023). 

 

Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Leda Borges no Portal da Câmara dos Deputados