JULIANA CARDOSO
Juliana Cardoso nasceu e vive na Zona Leste da cidade de São Paulo. É filha de mãe negra e pai indígena (Terena do Mato Grosso) e feminista. Foi a única vereadora do PT na Câmara Municipal de São Paulo, eleita para quatro mandatos (2009 a 2022).
Foi eleita deputada federal com 125 mil votos, sendo a única mulher da bancada do PT de São Paulo. Seu despertar para a política começou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica. Sua trajetória parlamentar está enraizada na defesa das bandeiras históricas dos movimentos sociais e dos trabalhadores e trabalhadoras.
Como vereadora, seu mandato se consolidou como instrumento de lutas dos movimentos sociais. Foi ainda por três vezes presidenta da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo e uma vez presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente.
Seu mandato tem como pauta o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e atuação destacada na luta por moradia digna e na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Na questão dos direitos humanos, tem denunciado o extermínio da juventude pobre da periferia. Valoriza o parto humanizado, a causa das mulheres e das populações LGBTTs, a igualdade racial, o fomento à cultura popular e os direitos dos povos indígenas, além do respeito à igualdade de gênero na educação pública.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Juliana Cardoso (Maio/2023).
Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Juliana Cardoso no Portal da Câmara dos Deputados.