BENEDITA DA SILVA

Em quinto mandato como deputada federal, foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de vereadora do Rio de Janeiro, deputada na Assembleia Constituinte de 1988, senadora e governadora do Estado do Rio de Janeiro. Foi também ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social no primeiro governo do presidente Lula. Em maio de 2023, foi eleita coordenadora da Bancada Feminina da Câmara para o biênio 2023-2025.
01/02/2023 21h30

Foto: Divulgação

BENEDITA DA SILVA

Benedita da Silva é formada em Auxiliar de Enfermagem e Serviço Social. Está em quarto mandato como deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro e, em maio de 2023, foi eleita coordenadora da Bancada Feminina da Câmara para o biênio 2023-2025. 

Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de vereadora no município do Rio de Janeiro, deputada federal na Assembleia Constituinte de 1988, senadora da República e governadora do Estado do Rio de Janeiro, além de ter sido ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social no primeiro governo do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as principais conquistas dos seus mandatos, destaque para a aprovação da PEC das Domésticas, a instituição do 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, a inclusão do nome de Zumbi dos Palmares no Panteão dos Heróis e Heroínas Nacionais e a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Com sua atuação, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidaturas de pessoas negras conquistaram, em 2020, a redistribuição do fundo partidário e do tempo de propaganda eleitoral, o que permitiu maior representatividade para a população negra na política. Sua atuação sempre esteve voltada à luta em defesa da classe trabalhadora, da democracia e da soberania do Brasil. 

 

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Benedita da Silva (Abril/2023). Confira aqui o perfil da parlamentar na legislatura anterior (56ª).

 

Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Benedita da Silva no Portal da Câmara dos Deputados.